06 setembro 23
Empresas

Maria Monteiro

Benetton promove estágios para jovens criativos de 15 países

O centro de pesquisa em comunicação do Grupo Benetton arranca com o novo programa semestral de estágio, cujo tema é dedicado a Co-Ecologies, onde foram selecionados 17 jovens criativos de 15 países. O semestre será inaugurado a 14 de setembro, com uma conferência da escritora e investigadora Laura Tripaldi.

Seguir-se-á um calendário rico de workshops, conferências, projeções audiovisuais, masterclasses e concertos, com mentores e especialistas internacionais, que acompanharão os criadores under 25 da Fabrica num percurso de investigação que terá como objetivo a realização de um projeto que será exposto na Fabrica, no final do estágio.

Entre outras personalidades que participarão durante o próximo semestre, contam-se o músico Chris Watson, os artistas e realizadores Matthew C. Wilson e Emilia Tapprest, os estúdios de design Metahaven e Fuse, o centro de experimentação artística Institute for Postnatural Studies, o realizador Gary Huswitt, a fotógrafa Marina Caneve e a artista Jenna Sutela. Todos os eventos serão abertos ao público.

O novo semestre Co-Ecologies abordada questões relacionadas com o debate antropocénico, desejando que, num futuro próximo, a nossa espécie tome consciência da sua codependência com o ambiente, e que a cooperação entre diferentes disciplinas possa oferecer novas soluções para a estagnação resultante da crise climática. No decurso do semestre, serão discutidos os processos biológicos, geológicos e ecológicos que as novas tecnologias e as práticas artísticas contemporâneas estão a utilizar para propor alternativas de vida e de coexistência do planeta.

Fundada em 1994 a partir de uma visão de Luciano Benetton e Oliviero Toscani, a Fabrica é um centro de investigação sediado em Treviso, numa villa do século XVII, restaurada e ampliada pelo arquiteto japonês Tadao Ando.

Partilhar