Bebiana Rocha
O grupo Becri está entre as entidades que vão testar a solução Image to Pattern Tool, da The Fabricant, um sistema de Inteligência Artificial capaz de transformar esboços de design em moldes prontos para produção. A iniciativa visa permitir às empresas um desenvolvimento mais rápido e uma comunicação mais eficaz entre as fases de design, desenvolvimento de produto e fabrico têxtil.
Em comunicado, a The Fabricant apresenta a Becri como um ‘parceiro de produção de referência a nível mundial’, comprovando a visão das empresas portuguesas como experientes e vanguardistas na adoção de inovação, permitindo no final do dia ao setor ser mais ágil e próximo das necessidades das marcas.
Participam também nesta iniciativa a Padma Textiles e o United Textiles Group A/S Partners. Nas redes sociais, a Becri mostrou-se satisfeita por integrar o projeto “ao lado de parceiros que estão a moldar o futuro da indústria” e acredita que a iniciativa aproxima o design da produção, contribuindo para o desenvolvimento da tecnologia aplicada à moda.
O corte e o desenvolvimento de moldes continuam a ser algumas das etapas mais manuais, morosas e menos digitalizadas da indústria têxtil e vestuário. É precisamente neste ponto que a The Fabricant pretende aplicar a Inteligência Artificial. “Estamos a trabalhar para reduzir os ciclos de desenvolvimento de dias para minutos, diminuir a prototipagem desnecessária e ajudar as marcas a passarem do conceito à produção com muito mais rapidez e precisão”, afirma a empresa.
O projeto está a ser desenvolvido em parceria com a University of the Arts London e foi selecionado para o programa EIT Culture & Creativity, financiado pela União Europeia. Este apoio será estratégico para que o setor europeu se mantenha na vanguarda.