08 setembro 26
Empresas

Bebiana Rocha
Imagens: Barbosa & Cardoso

BARBOSA&CARDOSO transforma know-how em matéria-prima para a Central Saint Martins

Nem todas as parcerias entre indústria e ensino superior culminam num desfile de uma das escolas de moda mais influentes do mundo. A que juntou a BARBOSA&CARDOSO à University of the Arts London – Central Saint Martins resultou no co-desenvolvimento de uma malha para a aluna Mabel Robson, do curso Fashion Design (BA), e no fornecimento de matérias-primas para vários projetos apresentados no desfile final, realizado a 3 de junho.

O resultado vai além das peças criadas. A colaboração aproxima uma das escolas de moda mais influentes do mundo do know-how português em malhas circulares, coloca a indústria nacional em contacto com uma nova geração de criadores e reforça a posição de Portugal enquanto parceiro técnico capaz de transformar conceitos em produto.

A parceria foi anunciada oficialmente em julho, durante a estreia da empresa de Barcelos na Milano Unica, e enquadra-se na estratégia de sofisticação que a BARBOSA&CARDOSO tem vindo a seguir.

Com mais de duas décadas de atividade, a empresa considera que este tipo de projeto representa um investimento no futuro, aproximando-a dos criativos que poderão vir a colaborar com algumas das principais casas de moda internacionais.

“Estivemos a co-desenvolver malhas com futuros designers e colaboradores de casas de luxo”, confirmou Tiago Silva, business development director. “Temos de pensar no longo prazo”, completou em entrevista ao T Jornal.

Integrada na University of the Arts London, a Central Saint Martins é reconhecida como uma das instituições mais influentes do mundo na formação em moda, têxteis e vestuário.

Ao longo das últimas décadas, formou alguns dos criadores que redefiniram a indústria da moda, desde Alexander McQueen a Galliano ou Phoebe Philo, esta última um dos nomes mais influentes da atualidade, distinguindo-se por uma abordagem conceptual, profundamente ligada à experimentação de materiais, à inovação e à sustentabilidade.

Entre as áreas de maior reconhecimento encontra-se precisamente Fashion Knitwear, um curso onde os estudantes exploram fibras tradicionais e inovadoras, técnicas artesanais e industriais e desenvolvem uma compreensão aprofundada da construção da malha.

Para Portugal, esta aproximação representa uma oportunidade de mostrar aos futuros designers internacionais a capacidade técnica da indústria nacional.

No âmbito da colaboração, a BARBOSA&CARDOSO desenvolveu uma malha em conjunto com a aluna finalista Mabel Robson, que tem já no seu currículo passagem pela Louis Vuitton como Women Leathergoods Design Assistant.

A referência ficou com o nome Querubim. Trata-se de um jacquard interlock 100% poliéster, que alia a estabilidade e o aspeto estruturados característicos desta construção a um peso reduzido, tornando-o adequado para vestuário leve, respondendo à tendência por malhas com maior fluidez e conforto. O tempo de desenvolvimento foi de seis semanas.

Barbosa & Cardoso x Central Saint Martins 960

Patrocinou ainda materiais para vários outros estudantes. Todos os artigos disponibilizados foram escolhidos pela sua qualidade, incluindo referências em seda, permitindo aos jovens designers explorar diferentes linguagens criativas.

Por detrás do resultado final existiu, contudo, um processo técnico complexo. No caso da malha co-desenvolvida, foi necessário executar um desenho de rapport particularmente intrincado, com múltiplas cores e uma construção que exigiu esconder a repetição visual do padrão e garantir um encaixe técnico rigoroso, sem comprometer a história que a designer pretendia contar.

“Há todo um trabalho invisível que passa pela escolha das cores dos fios, pelas dimensões do desenho e por inúmeras decisões técnicas que podem passar despercebidas numa primeira observação, mas que ficam para sempre na peça”, explica Tiago Silva.

A concretização destes projetos implicou um intenso trabalho de articulação entre a equipa de desenvolvimento da empresa e os estudantes da Central Saint Martins. Segundo o responsável, a flexibilidade foi determinante para responder às ideias apresentadas, muitas delas fora dos desafios habituais da indústria.

“Quem serve deve dar soluções, nunca colocar problemas”, resume, sintetizando a filosofia que orienta a BARBOSA&CARDOSO.

Mais do que executar um desenho, a empresa procurou interpretar a visão criativa de cada aluno, adaptando processos industriais para tornar viáveis propostas altamente experimentais. Para Tiago Silva, este é precisamente um dos papéis da indústria.

“Os industriais têm de conseguir transpor a visão dos designers. É essa a nossa visão e o nosso motto: ‘Knitting your ideas’”.

Ao mesmo tempo, a experiência acaba por ser igualmente enriquecedora para a própria equipa técnica da empresa. “Faz com que os nossos colaboradores aprendam a pensar como estes jovens designers pensam”, refere, defendendo que esta abertura a novas abordagens constitui um importante fator de aprendizagem e inovação.

O responsável considera ainda que a aproximação entre indústria e ensino deve ser reforçada. Para além de contribuir para a formação de futuros profissionais, permite às empresas antecipar tendências, desenvolver novas competências e posicionar-se junto dos principais centros criativos internacionais.

Satisfeito com os resultados alcançados, Tiago Silva mostra-se disponível para continuar a parceria com a Central Saint Martins, aprofundando o co-desenvolvimento de novas malhas numa lógica mais experimental. “Acreditamos que este é o verdadeiro valor acrescentado”.

A aposta na inovação acompanha a evolução que a BARBOSA&CARDOSO tem vindo a fazer no último ano.

A área de desenvolvimento continua a ganhar peso dentro da empresa e o arquivo reúne atualmente cerca de 1.600 referências de malhas criadas para clientes. O objetivo passa agora por ir além das tradicionais amostras-bandeira e reforçar a componente criativa, explorando novos materiais, novas construções e novas linguagens estéticas.

Enquadrar que, ela primeira vez em 15 anos, o desfile de finalistas da Central Saint Martins deixou a sua casa habitual em King’s Cross e atravessou o rio até Peckham, numa edição que reuniu 40 designers de, pelo menos, 27 países. As coleções apresentadas destacaram-se por narrativas profundamente pessoais, marcadas pela exploração das identidades individuais como ponto de partida para abordar questões do mundo real.

O trabalho foi também apresentado na Première Vision Paris, no início de setembro, pela própria empresa, e voltará a subir à passerelle entre 17 e 21 de setembro, no âmbito da programação da London Fashion Week, que integra todos os anos jovens designers da escola.

“Taste recognises taste”, conclui Tiago Silva.

Partilhar