15 maio 25
Exportação

Bebiana Rocha

Bangladesh avança para a construção de um porto de águas profundas

O Bangladesh assinou, em abril passado, um acordo para a construção do seu primeiro porto de águas profundas, com o objetivo de melhorar a capacidade logística do país e facilitar as exportações, nomeadamente no sector têxtil e do vestuário, atualmente muito dependente do porto de Singapura.

Ficará localizado em Matarbari, a cerca de 350 quilómetros a sul de Daca, e terá capacidade para receber navios com até 350 metros de comprimento e 100 mil toneladas de carga, compatíveis com as rotas marítimas entre a Ásia e a Europa.

O investimento total no projeto está estimado em 1,8 mil milhões de euros. A construção será conduzida por uma joint venture japonesa formada pelas empresas Penta-Ocean Constructions e TOA Corporation, em colaboração com a Autoridade Portuária de Chittagong.

A primeira fase contempla a construção de um terminal de contentores com 760 metros de comprimento, cuja conclusão está prevista para 2029. Contextualize-se que, atualmente, grande parte das exportações depende do porto de Singapura.

Partilhar