08 abril 25
Economia

Bebiana Rocha

Banco de Fomento vai adiantar 40% do valor dos apoios do PT2030

As empresas que tenham projetos aprovados, ou a aprovar, no âmbito de concursos já abertos vão poder receber um adiantamento de 40% dos apoios do Portugal 2030, utilizando uma garantia do Banco Português de Fomento. A informação foi avançada no início desta semana, com o objetivo de acelerar a execução dos fundos europeus e também de aumentar a competitividade das PME beneficiárias.

A garantia do BPF será concedida através de uma nova linha de financiamento, denominada Fomento PT2030, no valor de mil milhões de euros. Podem beneficiar desta linha todas as candidaturas que tenham obtido uma nota superior a três.

Para receberem o adiantamento, as empresas devem demonstrar que apresentaram um pedido de pagamento de reembolso correspondente, pelo menos, a 5% do investimento elegível aprovado. A entidade está ainda a trabalhar num protocolo com as autoridades de gestão do Compete, dos programas regionais e com a Agência para o Desenvolvimento e Coesão, prevendo-se que os trabalhos estejam concluídos ainda durante este mês de abril.

“O Banco de Fomento quer ser o braço direito dos fundos europeus, a apoiar projetos do PT2030, para que nenhum investimento fique para trás. Se as empresas se candidatam a fundos europeus, é porque têm vontade de investir”, sublinhou Gonçalo Regalado, CEO do BPF.

“É necessário alavancar a capacidade de execução dos projetos por parte dos beneficiários, através da introdução de maior liquidez nos sistemas de incentivos às empresas, estimulando a sua competitividade, mas também acelerar a execução dos programas da política de coesão, para cumprir os princípios e regras”, acrescenta a Comissão Interministerial de Coordenação do Portugal 2030, em comunicado.

Partilhar