29 novembro 21
Inovação

Mariana D'Orey

B-Mum criou tecnologia que reduz o síndrome da morte súbita

Os números são avassaladores: só na Europa cerca de cinco mil recém-nascidos por ano são vítimas do síndrome da morte súbita. As causas são ainda desconhecidas mas a ciência aponta a posição de repouso e a asfixia pela roupa da cama como dois dos maiores fatores de risco. É precisamente aí que a B-Mum atua, ao desenvolver um sistema que reduz substancialmente estes riscos.

“O Safety BabyBed é um sistema, composto por uma base têxtil de lençol e, mais recentemente, um upgrade tecnológico que nos permite minimizar dois grandes fatores de risco associados ao síndrome de morte subida: a posição de dormir e a asfixia pela roupa da cama”, explica Mónica Ferreira, CEO da B-Mum.

O sistema, composto por um único lençol que, também do ponto de vista do design, oferece maior praticidade ao fazer a cama do bebé, incorpora um sistema de segurança que faz com que o bebé permaneça de barriga para cima, como indicado pelo OMS, e não desça pela cama, correndo o risco de ficar asfixiado pelos lençóis.

“O nosso sistema atua de forma preventiva e, graças às três molas laterais e às duas colocadas entre as pernas do bebé, não permite que os lençóis ultrapassam o limite da axila ou, no máximo do ombro, evitando a asfixia”, explica Mónica.

O sistema, que é fixo também nas laterais não permitindo que nenhuma peça fique solta na cama, garante ainda que o bebé não se destapa durante a noite. O uso do dispositivo intermédio de segurança que permite que o bebé fique seguro entre as pernas deve ser utilizado “pelo menos até aos seis meses e idealmente até ao 1 ano de vida”, esclarece.

Criado em 2017 com o apoio do serviço de maternidade do Hospital de Guimarães, onde foi testado, o Safety BabyBed é um sistema patenteado que incorpora agora mais uma novidade: “é um upgrade, desenvolvido em parceria com uma empresa portuguesa de tecnologia, que comunica sempre que uma peça de desprenda ou uma mola não ficou corretamente apertada”, explica a CEO da B-Mum.

“Estamos neste momento a desenvolver novos upgrades que possam monitorizar outros parâmetros que não só garantam a segurança do bebé como facilitem o dia-a-dia das mães e pais”, revela ainda.

Partilhar