Bebiana Rocha
A participação da Axfilia na feira A+A, em Düsseldorf, está a superar as expectativas, em grande parte devido ao alargamento setorial da empresa – com especial destaque para a área militar. “Estamos positivamente surpreendidos com o movimento da feira. Os visitantes têm demonstrado um interesse crescente na área militar”, afirma Maria José Machado, administradora da Axfilia, ao T Jornal.
Entre as novidades apresentadas, destaca-se o sistema Thermocore Heat Dispersion para coletes balísticos, uma solução inovadora que combina diferentes tecnologias – ao nível da fibra, do acabamento e da estrutura – com o objetivo de reduzir o stress térmico. Trata-se de um sistema de baixo peso e elevada performance, desenvolvido para utilização por forças militares, polícia, segurança e também civil.
“O produto é inovador pela sua componente de gestão térmica e leveza”, explica a responsável, sublinhando que o projeto foi desenvolvido em parceria com a ACE Link, com o contributo da Axfilia centrado sobretudo na ergonomia e conforto.
A administradora destaca que esta inovação é o reflexo da filosofia que a empresa aplica a toda a sua oferta. “A Axfilia constrói equipamentos de proteção individual, workwear e vestuário técnico, onde a performance é prioridade, a durabilidade é inegociável e o custo total de utilização está sempre no centro das nossas soluções”.
“Criamos peças de alta performance, num modelo 360º de marca própria, preparados para responder a todos os desafios da indústria, das lavandarias industriais e dos setores da defesa e emergência. Priorizamos uma construção robusta e um valor de ciclo de vida elevado, porque acreditamos que a verdadeira inovação está em oferecer produtos fiáveis, duradouros e prontos para missão.”
Este desenvolvimento foi recentemente premiado nos Professional Clothing Industry Association Worldwide (PCIAW) Summit Awards, que decorreram nos dias 29 e 30 de outubro, em Londres. O Thermocore conquistou o PCIAW Defence & Security PPE Innovation Award, um reconhecimento que, segundo Maria José Machado, “reforça o foco em soluções prontas para missão e valida a abordagem de design orientada para o desempenho em contextos de defesa e segurança. O objetivo é continuar a consolidar a Axfilia como referência em inovação de EPI de nível militar”.
Embora o Thermocore seja o ex-líbris do stand, a sua apresentação tem servido também para abrir portas a outras ofertas da empresa. Os potenciais clientes são sobretudo europeus, mas a Axfilia tem igualmente registado contactos comerciais da América do Norte e do Sul – uma geografia considerada estratégica e onde a empresa começa agora a afirmar presença.
A Axfilia participa na A+A integrada no projeto Sustainable Textile & Apparel From PORTUGAL, promovido pela ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que reúne várias empresas nacionais numa ilha conjunta de exposição.
Maria José Machado sublinha a importância desta presença coletiva: “Sou totalmente apologista da força de Portugal e de irmos em grupo. Somos um potencial fornecedor completo, desde a matéria-prima até ao produto acabado. É fundamental apresentarmo-nos como um todo para sermos vistos com maior força”, conclui.
