27 novembro 24
Empresas

Bebiana Rocha

Augusto Lima: “Famalicão atingiu um patamar de excelência”

O Município de Famalicão acolheu ontem no auditório da Casa das Artes o 26º Fórum da Indústria Têxtil, organizado pela ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal. Augusto Lima, em representação da autarquia exaltou a importância da Câmara Municipal se associar ao evento. “Esta cidade tem o melhor enquadramento para este fórum, desde logo porque este ano foi-nos atribuído o título de Região Empreendedora Europeia”, enquadrou.

Durante o seu discurso o vereador exaltou a riqueza da região: “Famalicão atingiu um patamar de excelência e responsabilidade. Somos o terceiro concelho mais exportador, o segundo que mais contribuiu para a balança comercial do país e o primeiro concelho que mais contribui em termos de indústria transformadora para o VAB”, informou os presentes. Para esta posição muito contribuiu o sector têxtil e vestuário, que é o sector com mais empresas no concelho e que mais emprega.

Para continuar na liderança não chega, segundo Augusto Lima, fazer bem, é preciso saber inovar e diferenciar. Aqui também o sector têxtil tem dado provas de competência, nomeadamente através do CITEVE e do CeNTI. “Faz parte da nossa estratégia apostar no talento, vemos a inovação como um farol”, proferiu, referindo ainda a aposta continua na formação: “50% dos jovens que frequentam o secundário estão em ensino profissional para poderem responder às necessidades do nosso tecido empresarial”, concluiu o raciocínio.

A sua intervenção tocou ainda no papel do Famalicão Made in, que assinala este ano o seu 10º aniversário ao serviço do empreendedorismo. “Continuamos na senda do desenvolvimento económico, em atrair investimento, em promover o que de melhor se faz no concelho e em fomentar o empreendedorismo”, proferiu o representante. Expressando a sua vontade de continuar a ser o epicentro da indústria – “estamos aqui para dar muito ao concelho e ao sector!”

Partilhar