17 dezembro 21
Empresas

T

ATP vai reunir com o Governo devido aos custos da energia

Os problemas com os custos da energia estão a tornar-se dramáticos para o setor têxtil, e a ATP já pediu uma reunião urgente com o Governo para analisar o assunto. Nos últimos meses, o preço da eletricidade duplicou e o do gás natural quintuplicou, custos que são centrais para a atividade têxtil. A associação tem vindo a reunir com as empresas, muitas delas pondo já em causa a continuação da sua atividade.

A urgência na análise da situação foi esta quinta-feira transmitida pelo presidente da ATP, Mário Jorge Machado, ao secretário de Estado da Economia, João Correia Neves, que garantiu o agendamento de uma reunião com os membros do Governo para os próximos dias.

Ontem mesmo, quinta-feira, houve já um segundo encontro promovido pela ATP com as que atuam nos ramos da tinturaria, estamparia e acabamentos, aqueles que mais fortemente têm sido atingidos. Nos próximos dias ocorrerão idênticas reuniões com empresas das outras áreas da atividade têxtil.

A par destas iniciativas, a ATP tem vindo também a alertar o Ministério da Economia, para o impacto que esta situação tem no setor. Designadamente porque embora possa afetar diretamente mais umas atividades, num setor interdependente e com funcionamento em cadeia, trará consequências para todos e porá o setor em risco.

Por outro lado, este é também um problema que soma a outros, como aumento de preços das matérias-primas, das substâncias químicas, dos transportes, dos recursos humanos, pelo que é a competitividade e o futuro do setor que está em risco.

Neste âmbito, a ATP deu conhecimento às suas associadas que, fruto da pressão conjunta com a CIP junto do Governo conseguiram já que as tarifas de acesso à rede na energia elétrica tenham sido reduzidas significativamente para o ano de 2022.

No caso do gás natural e sobretudo para quem tem cogerações foi também já aprovada em Conselho de Ministros uma medida excecional que permitirá às empresas com cogerações, durante um ano, vender à rede, energia elétrica a preços de mercado.

Partilhar