11 março 20
Indústria

T

ATP quer melhorias na aplicação do layoff

A Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP) está preocupada com o impacto da pandemia de Covid-19 e sendo o layoff uma eventualidade a aplicar, a estrutura dá prioridade à melhoria daquele regime especial: “já transmitimos ao ministro da Economia as nossas preocupações, tendo pedido que, caso as empresas venham a necessitar de aplicar o regime legal de layoff, o mesmo tenha condições mais vantajosas para as empresas, tendo em conta a situação extraordinária em que será aplicado”.

Em declarações ao Jornal Económico, a ATP afirma que a pandemia já está a afetar as cadeias de fornecimento e pode levar à suspensão da produção em algumas unidades industriais – que também podem ser fechadas por decisão do Governo como forma de conter a propagação do vírus.

“Esta situação irá originar atrasos nas encomendas e poderá, em função do tempo que demorar a ultrapassar a situação, levar a não se concretizarem algumas encomendas, com impacto ao nível do volume de negócios e exportação”.

Por outro lado, refere ainda a associação, “poderá ainda ser útil a criação de linhas de crédito para empresas que apresentem dificuldades de tesouraria derivadas deste contexto”. A ATP mantém-se atenta aos desenvolvimentos da propagação do Covid-19, ao mesmo tempo que tenta manter a operacionalidade das empresas portuguesas do setor.

Entretanto, a AEP – Associação Empresarial de Portugal, criou um serviço para informar e apoiar as empresas, nomeadamente as micro e PME, na implementação das medidas de contenção anunciadas pelo Governo. O presidente da AEP, Luís Miguel Ribeiro, considera as medidas globalmente positivas, mas revela preocupação quanto às condições para a sua implementação, tendo, nesse sentido, a AEP constituído uma equipa multidisciplinar para dar resposta às empresas.

Para tornar mais eficaz este apoio, a AEP criou uma linha telefónica direta, 808 22 19 19, para a qual todas as empresas podem ligar. Os contactos também podem ser feitos através do email info.coronavirus@aeportugal.pt

Face aos desenvolvimentos mais recentes, a AEP acaba de lançar um novo inquérito, junto dos seus associados, para voltar a avaliar o impacto da situação junto das empresas.

Partilhar