Bebiana Rocha
A ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, através do projeto Sustainable Textile & Apparel From Portugal, abriu esta semana as inscrições para a participação conjunta de empresas portuguesas na feira Interior Lifestyle Tokyo, que decorre de 10 a 12 de junho, sob o chapéu da Messe Frankfurt. A iniciativa visa apoiar as empresas nacionais a consolidarem a sua presença num mercado com potencial crescente e forte apetência pelo produto Made in Portugal.
A feira destina-se à fileira casa, incluindo artigos para o lar, artigos de oferta, vestuário, bebé e criança, têxteis e design de interiores. O perfil de comprador abrange department stores, grandes superfícies comerciais, exportadores e importadores, distribuidores, designers de interiores e decoradores, gabinetes de arquitetura, hotéis e restaurantes, como dá conta o site da organização .
Portugal mantém com o Japão o acordo comercial mais antigo entre um país europeu e um país asiático, conferindo uma vantagem estratégica às empresas que queiram estrear-se. Segundo o Perfil de Mercado da AICEP, o Japão apresenta-se como “uma economia poderosa e sofisticada”, com “consumidores exigentes” e grande abertura a produtos estrangeiros. Apesar de ser altamente concorrencial, destaca-se pelo rigor em termos de qualidade e segurança dos produtos. As empresas interessadas em participar devem contactar o Departamento de Feiras da ATP através do email feiras@atp.pt.