25 setembro 25
Sustentabilidade

Bebiana Rocha

ATP marca presença na Resotex, feira transfronteiriça de moda sustentável

A ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal marca presença na segunda edição da Feira Resotex, que arranca amanhã em Plasencia, transformando o centro histórico da cidade espanhola no epicentro da moda sustentável e circular.

O evento, que decorre até 28 de setembro, integra jornadas temáticas, masterclasses, ateliers de upcycling, iniciativas de troca de roupa, o Reso-Lab – espaço de instalações coletivas –, campanhas de sensibilização e ainda a passerelle Resotex, com desfiles de criadores luso-espanhóis.

O programa da feira estará distribuído por seis espaços emblemáticos da cidade: Plaza Mayor, Plaza de la Catedral, Plaza del Mercado, Complejo Santa María, Las Claras e Museu Etnográfico Têxtil Pérez Enciso.

A participação da ATP arranca logo às 9h30 de sexta-feira, no Centro Cultural Las Claras, com a intervenção da sua diretora-geral, Ana Dinis, numa mesa-redonda dedicada ao tema “El valor del taller: confección, arreglos, upcycling y futuro circular”. A sessão será moderada por Alfredo Medina, da Federación Española de Empresas de Confección, e contará ainda com Patricia Sánchez e Aécio Dantas, do Grupo Atelier e da Silbon, respetivamente.

O programa das jornadas inclui também a mesa-redonda “Presentación de los resultados del Estudio de Materiales Sostenibles en la Industria Textil Transfronteriza”, dinamizada por Pepa González (11h00), e uma sessão de partilha de experiências e boas práticas no uso de materiais sustentáveis (11h30), com a participação de Catarina Gomes, da empresa portuguesa J. Gomes.

A empresa estará presente na feira como expositora e subirá igualmente à passerelle no dia 28 de setembro, às 12h00, na Plaza de la Catedral, para apresentar a sua marca própria, Ri Peter.

A Feira Resotex é atualmente o único evento transfronteiriço dedicado à moda sustentável e à reciclagem têxtil, reunindo empresas, empreendedores, designers, artesãos, artistas e especialistas do setor de Espanha e Portugal.

Criada no âmbito do projeto Resotex, a iniciativa tem como objetivo promover a inovação sustentável e sensibilizar para a reciclagem têxtil.

O projeto é liderado pela província espanhola de Cáceres e cofinanciado pelo Programa Interreg, juntando um consórcio de 13 entidades espanholas e portuguesas – entre as quais a ATP –, com enfoque no fomento do empreendedorismo, da inovação e das práticas de economia circular.

Partilhar