25 maio 22
Indústria

T

ATP leva preocupações dos têxteis aos eurodeputados

Energia, indústria, investigação, inovação e tecnologia constituem a agenda de temas que uma delegação de eurodeputados da Comissão Parlamentar da Indústria, Investigação e Energia, que se encontra em Lisboa até hoje, 25 de maio, levou a debate com várias entidades empresariais, entre elas a ATP e a CIP.

Representado pelo seu presidente, Mário Jorge Machado, a ATP preocupou-se em expor não só a importância do sector têxtil em Portugal e na Europa, mas também as suas prioridades estratégicas, em linha com o plano para o sector aprovado em março pela Comissão Europeia.

O presidente da ATP identificou algumas das dificuldades e constrangimentos que o sector enfrenta, entre elas a crise energética, a vigilância sobre a concorrência externa no mercado comum, os necessários apoios ao investimento para suportar as transições verde e digital, a promoção das competências, I&D e inovação.

Mário Jorge Machado deixou claro que a União deve, para impedir a fragmentação da concorrência no mercado interno, impor um preço máximo do gás para todos os Estados-membros, sob pena de, não o fazendo, paralisar toda a cadeia de valor.

A fiscalização do mercado interno, onde todos os anos entram cerca de 100 mil milhões de euros de importações, deve ser outra prioridade, num contexto em que todos os produtos que chegam aos consumidores devem cumprir normas comuns em termos ambientais, sociais e outras.

O presidente da ATP referiu, por outro lado, a necessidade de implementação de um Fundo de transição Têxtil (já proposto pela federação europeia Euratex) para cofinanciar investimentos na transição digital e verde, na requalificação, na investigação e inovação. Esse fundo deve ser ambicioso: cinco mil milhões de euros entre 2023-2030.

A preservação do mercado único e a sua transição para um modelo de negócio têxtil circular, a manutenção de uma cadeia de fornecimentos que garanta o acesso contínuo a matérias-primas a preços competitivos e a promoção de produtos europeus de qualidade, foram outras áreas de preocupação analisadas por Mário Jorge Machado.

A delegação de eurodeputados é liderada pelo presidente da Comissão Parla,emtar, o eurodeputado romeno Christian Busoi, e é composta por Maria da Graça Carvalho (PPE); Christian Ehler (PPE); Seán Kelly (PPE); Pernille Weiss (PPE); Robert Hajsel (S&D); Dan Nica (S&D); Carlos Zorrinho (S&D); Nicola Danti (RE); Ivars Ijabs (RE); Viola von Cramon-Taubadel (Verdes/ALE); Zdzisław Krasnodębski (ECR).

Partilhar