Bebiana Rocha
É já nos próximos dias 22 e 23 de abril que a ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, através do seu projeto Sustainable Textile and Apparel from Portugal, marca presença na edição inaugural da Première Vision Montréal, levando consigo uma dezena de empresas nacionais.
Esta participação representa uma oportunidade estratégica para a indústria têxtil e do vestuário portuguesa explorar o mercado canadiano, num contexto em que a instabilidade causada pelas tarifas comerciais nos EUA tem levado o setor a procurar alternativas sólidas e promissoras.
Refira-se que Portugal reúne todo o potencial para ter uma estreia bem-sucedida: é um parceiro premium, com práticas sustentáveis, designs inovadores, peças de alta qualidade e uma cadeia de fornecimento integrada, possibilitando às marcas soluções personalizadas e prazos de entrega curtos.
A feira, que decorre no Grand Quai, conta com mais de 100 expositores e posiciona-se como uma nova plataforma de desenvolvimento global para a indústria têxtil, com foco no Canadá enquanto mercado estratégico na América do Norte.
Portugal é a terceira força em termos de países expositores a participar. As empresas – A. Fiúza & Irmão, Brito Knitting, Burel Factory, Consifex, Creative Textile Solutions, Dune Bleue, Fiorima, Magma Têxtil, Sidónios Seamless Tech e Troficolor Denim Makers – estarão divididas por duas das seis áreas – fabrics e manufacturing.
“Este novo evento em Montreal confirma a nossa ambição de oferecer uma plataforma de desenvolvimento global para a indústria têxtil”, afirma Florence Rousson, presidente do conselho executivo da Première Vision, citada em comunicado enviado às redações.
Num contexto internacional marcado pela incerteza, a responsável destaca a importância de redefinir pontos de referência e fortalecer posições no mercado. A PV Montréal surge, assim, como uma oportunidade ideal para compreender e abordar um mercado emergente “repleto de potencial”.
O evento conta ainda com um programa paralelo de 24 conferências, respondendo aos principais desafios da indústria. Por exemplo, “Use this season’s trends & colors to build a best-selling fashion line with AI” enquadra-se na crescente importância da inteligência artificial e da sua incorporação na indústria, enquanto “Rethink the end of life of textiles – Between environmental emergency, industrial realities and societal challenges” interliga-se com as preocupações de circularidade.