01 outubro 20
Inovação

T

ATP lança projeto Regenerar o Setor: Ganhar o Futuro

O projeto Regenerar o Setor: Ganhar o Futuro é o novo foco da  ATP – Associação Têxtil de Vestuário de Portugal, e tem como objetivo capacitar o tecido empresarial, em particular as pequenas e médias empresas (PME), de forma a dar resposta às tendências que definirão o setor têxtil e do vestuário nos próximos anos ao nível da inovação.

“Este projeto surge num contexto de incerteza gerado pela crise pandémica, que determinará adaptações através da tecnologia, criatividade, digitalização, aplicando novos canais de comunicação e de realização de trocas, da sustentabilidade, tocando as vertentes económica, financeira e estratégica, bem como projetar a imagem de uma indústria moderna, sofisticada interna e externamente”, refere a associação liderada por Mário Jorge Machado.

Perante o diagnóstico realizado, as falhas detectadas e os fatores críticos sobre os quais pretende atuar, “definiu-se um conjunto de objetivos operacionais correspondentes, que se pretende alcançar com a concretização do projeto: estimular e facilitar a integração das empresas na economia digital; promover e fomentar a adoção de novas metodologias de desenvolvimento dos negócios, produtos e serviços, que se coadunem com a realidade 4.0; sensibilizar os stakeholders do setor para a necessidade de definir posicionamentos estratégicos adequados aos novos paradigmas dos negócios; sensibilizar os empresários/gestores das PME para a promoção e intensificação de atividades inovadoras e qualificadas para a progressão na cadeia de valor; aumentar o acesso das empresas a informação e ferramentas de apoio à gestão operacional e estratégica, para que tomem decisões informadas e atualizadas; e reforçar o acesso a financiamento e ao mercado de capitais, por via da partilha e interação com stakeholders.

Para atingir estes objetivos, foram criadas um conjunto de atividades estruturadas e integradas que responderão aos desafios que a ITV terá de enfrentar. O programa de literacia financeira e de gestão para a ITV e o barómetro ITV são duas delas. Iniciativas para reposicionamento da ITV que tem como principais ações e resultados o Estudo Visão Prospetiva e Estratégias ITV 2030 fazem também parte do projeto. Destaque também para o Simpósio ITV Portuguesa: Modelos de Negócio em Mudança – Cenários Pós-Covid e o Simpósio Regenerar o Setor, Ganhar o Futuro: uma visão estratégica para a década. Ações digitais de sensibilização, Booklets digitais e motion videos e a promoção e divulgação do projeto estão também na calha.

O projeto Regenerar o Setor: Ganhar o Futuro é apoiado pelo Sistema de Apoio a Ações Coletivas – Qualificação do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização – Portugal 2020, e decorre entre 1 de março de de 2020 e 28 de fevereiro de 2022.

Partilhar