08 agosto 25
Formação

Bebiana Rocha

ATP lança candidatura para apoiar formação-ação nas PME

A ATP vai submeter uma candidatura ao Aviso SIQRH – Formação-Ação, no âmbito do Programa Compete 2030 – Inovação e Transição Digital. A iniciativa destina-se a apoiar micro, pequenas e médias empresas, com até 250 trabalhadores, que pretendam dinamizar ações de formação orientadas para a qualificação das empresas e das suas equipas.

“Pretende-se com este aviso promover, com assertividade, o matching entre as necessidades das empresas e a qualificação dos trabalhadores, com vista a aumentar as capacidades de gestão das empresas e a qualificação específica dos seus ativos em domínios estratégicos como inovação, internacionalização, digitalização, modernização, eficiência energética e descarbonização”, sublinha a ATP.

Segundo comunicado da associação, a formação-ação é “uma metodologia de formação em contexto organizacional em que existe um processo de aprendizagem individualizado e orientado para a consecução dos objetivos organizacionais”.

As ações devem incidir nas áreas de inovação, digitalização, transição digital, eficiência energética, descarbonização, internacionalização, competitividade e critérios ESG. As empresas poderão beneficiar de uma taxa de cofinanciamento entre 70% e 90%.

As empresas interessadas, sejam ou não associadas da ATP, devem preencher o formulário de pré-adesão disponível. Mais informações podem ser consultadas no seguinte documento.

Partilhar