01 junho 23
Sustentabilidade

T

ATP encerrou projeto Sustainable Fashion From Portugal

A promover a sustentabilidade da indústria têxtil e de vestuário portuguesa desde 2020, o projeto Sustainable Fashion From Portugal (SFFP): Fashion Industry’s New Chic, criado pela ATP, teve a sua sessão de encerramento na tarde de 31 de maio, no Museu dos Lanifícios da Universidade da Beira Interior.

A abertura foi da responsabilidade de Ana Paula Dinis, diretora executiva da ATP, e do Professor Nuno Belino da Universidade da Beira Interior (UBI) e foi seguida da apresentação dos resultados do projeto.

No âmbito do projeto e ao longo de mais de dois anos, a ATP levou a cabo um conjunto de atividades que permitiram mostrar ao mundo as diversas práticas de sustentabilidade da indústria têxtil e da moda portuguesa. Foi um contributo precioso para posicionar Portugal com um dos principais líderes nesta temática, dando a conhecer-se em novos mercados e promovendo novas oportunidades de negócio. O objetivo central foi o de “promover a imagem das empresas da fileira da moda e do sector Têxtil e Vestuário Português em contexto internacional, associando-a a uma imagem de sustentabilidade e responsabilidade social”, refere Ana Paula Dinis.

“Além da disseminação desta informação a nível internacional, este projeto também contemplou a partilha de boas práticas entre empresários nacionais para que mais empresas possam fazer este caminho. Mas não há dúvidas que Portugal é hoje líder nas boas práticas de sustentabilidade”, remata a diretora executiva da ATP.

Neste período, o projeto teve também um papel relevante enquanto agente disseminador de informação útil e fidedigna sobre a produção portuguesa e as boas práticas de sustentabilidade, quer ao nível dos processos, quer ao nível dos materiais, sem esquecer a área dos modelos de negócio.

Partilhar