Bebiana Rocha
A ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal promove, no próximo dia 21 de outubro às 11h00, uma sessão de esclarecimento sobre o SIFIDE II – Sistema de Incentivos Fiscais em I&D Empresarial. A iniciativa, organizada em parceria com a consultora Leyton, tem como objetivo oferecer às empresas uma visão prática sobre como transformar atividades de inovação e desenvolvimento em benefícios fiscais concretos.
A sessão será conduzida por Tatiana Vilela (R&D Consultant) e Nicolas Maria (R&D Business Development Team Leader), e o programa inclui uma apresentação introdutória sobre o incentivo, seguida da análise de casos práticos. No final, haverá um espaço de perguntas e respostas e a realização de um diagnóstico de potencial para as empresas participantes.
“Através de uma equipa diversificada e com experiência consolidada, auxiliamos as empresas a explorarem oportunidades para capitalizarem a I&D e a inovação. O que nos diferencia é o apoio 360º nos processos de obtenção de incentivos financeiros e fiscais”, enquadra Tatiana Vilela, em declarações ao T Jornal.
Segundo a consultora, a Leyton tem vindo a identificar vários projetos de I&D elegíveis para candidatura a este tipo de incentivos, tanto em empresas de produção têxtil como em empresas de serviços ligadas ao setor. “Estes projetos vão desde o desenvolvimento de novas linhas de produção com menor consumo de recursos, passando pelo teste de novas fibras ou métodos de fabrico, até à digitalização de processos industriais ou internos”, exemplifica.
Tatiana Vilela adianta que serão apresentados três casos práticos em detalhe, explorando o tipo de projeto, as despesas elegíveis, os desafios encontrados e o crédito fiscal calculado. “Na parte inicial, serão explicados não só os princípios teóricos do SIFIDE, mas também as tipologias de projetos e despesas elegíveis, desmistificando a ideia de que a I&D se faz apenas em laboratório ou em centros de investigação, ou de que o processo de candidatura é moroso e aumenta a carga de trabalho das empresas”, acrescenta.No final da sessão, será disponibilizado um formulário para que as empresas interessadas possam solicitar um diagnóstico de potencial, a ser realizado pela Leyton.
Para a consultora, a parceria com a ATP tem sido “fundamental para compreender melhor as necessidades do setor e adaptar a comunicação dos serviços, tornando-a mais direcionada e eficaz”. A preparação desta iniciativa, reforça a empresa, “tem decorrido de forma colaborativa e interativa, perspetivando um momento de partilha de conhecimento extremamente enriquecedor para todas as partes envolvidas”. Inscrições aqui.