29 julho 25
Parcerias

Bebiana Rocha

ATP e ETICOM assinam protocolo para promover boas práticas de compliance

A ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal celebrou hoje, nas suas instalações em Vila Nova de Famalicão, um protocolo de colaboração com a ETICOM, com o objetivo de introduzir boas práticas no âmbito do Regime Geral de Prevenção da Corrupção (RGPC) junto dos seus associados.

“Comprometemo-nos a oferecer soluções inovadoras e eficazes de compliance e ética, que fortaleçam a confiança dos stakeholders e o respeito pela legalidade”, afirma a ETICOM, empresa especializada em consultoria a organizações que, pela sua dimensão e complexidade, necessitam de garantir o cumprimento rigoroso das exigências legais dos mercados onde operam.

Ao abrigo do acordo agora assinado, a ETICOM compromete-se a trabalhar em estreita colaboração com a ATP e os seus associados na implementação de canais de denúncia seguros e eficazes, no desenvolvimento de políticas rigorosas de prevenção da corrupção e do branqueamento de capitais, e na definição de códigos de conduta que reflitam os mais elevados padrões éticos. “Ambicionamos ser uma referência no setor, auxiliando as organizações a navegar pelos desafios regulatórios e éticos, com segurança, confiança e responsabilidade”, pode ler-se no documento que formaliza a parceria.

Este protocolo insere-se numa estratégia mais ampla da ATP, que tem vindo a reforçar a sua atuação no apoio aos associados através da disponibilização de serviços capazes de responder às suas diversas necessidades, designadamente nas áreas laboral, fiscal, comercial e de investimento estrangeiro. O objetivo passa por criar condições para o crescimento e valorização das empresas, promovendo uma presença cada vez mais eficaz e competitiva no mercado global.

Entre os objetivos da parceria de dois anos estão a prevenção de atos de corrupção e branqueamento de capitais, a criação de canais de denúncia e códigos de conduta, a realização de auditorias 360º, a promoção de ações de formação e a definição de políticas de corporate governance e de igualdade salarial no trabalho.

A celebração do protocolo contou com a presença de Ana Dinis, diretora geral da ATP, e de João Fraga e João Monteiro, em representação da ETICOM.

Partilhar