Bebiana Rocha
Portugal marca hoje, e até ao dia 7 de novembro, presença na A+A Düsseldorf, o principal evento dedicado à segurança e saúde no trabalho. Participam nove empresas no âmbito do projeto Sustainable Textiles & Apparel From PORTUGAL, da ATP: A. Sampaio & Filhos, ASC Moldes, Axfilia, Dune Bleue, Quality Lab, Sancar Premium Socks, Sidónios Seamless Tech, Sidónios Malhas, Ultra Creative, Unifardas e Tiajo.
Esta participação conjunta centra-se em têxteis de proteção, vestuário profissional e calçado de segurança, refletindo a forma como a indústria portuguesa tem evoluído no sentido de apresentar soluções com cada vez melhor desempenho, tanto do ponto de vista técnico, como de conforto e também ambiental.
A A. Sampaio & Filhos destaca ao T Jornal a sua linha Protection+ by A. Sampaio, criada em 2013 para refletir a capacidade técnica e inovadora da empresa. Foram desenvolvidas, sob esta marca registada, sete gamas de produtos que oferecem soluções certificadas para o mercado de proteção profissional e pessoal. “Para além dos serviços públicos (como empresas de gás e eletricidade), as gamas de tecido Protection+ destinam-se à confeção de fardas militares e de bombeiros.”

A ASC Moldes apresenta a sua mais recente linha de calçado de segurança com PU de dupla densidade e a possibilidade de produzir uma sola tricolor, utilizando o molde de sola simples tradicional.
A Axfilia divide as suas novidades em dois campos: um primeiro de defesa e militar, e um segundo de inovação em materiais para malhas (workwear e protective wear). No primeiro, destaca que acaba de vencer o PCIAW Defence & Security PPE Innovation Award com o sistema Thermocore Heat Dispersion para coletes balísticos (em colaboração com a ACE LINK INC). No segundo, reforça que continua a desenvolver estruturas mais leves e respiráveis, que mantêm a proteção e a durabilidade, sobretudo com base em materiais de construção em malha.
Especializada em meias, a Dune Bleue leva à Alemanha novas meias de segurança e trabalho para botas técnicas, com misturas de lã e fibras técnicas, que oferecem elevada resistência ao pilling e à abrasão, sem perder as características que lhes dão origem: pele seca e temperatura do pé regulada.

Por sua vez, a Quality Lab destaca que está na fase final do processo de acreditação segundo a norma NP EN ISO/IEC 17065. “Em breve, seremos reconhecidos como organismo notificado europeu, autorizado a certificar EPI e os tecidos técnicos com que são fabricados.”
Novamente nos acessórios, a Sancar Premium Socks apresenta uma nova linha de meias multifuncionais que combinam proteção, respirabilidade e durabilidade. São feitas com misturas avançadas de fibras, como lã merino, alpaca e fios técnicos. Ao T Jornal, a empresa destaca ainda as gamas ESD e ignífuga, desenvolvidas para melhorar a segurança do utilizador sem comprometer o conforto.

O grupo Sidónios, dividido entre Sidónios Seamless Tech e Sidónios Malhas, também está a expor na A+A. O destaque nesta edição da feira vai para os tecidos militares, incluindo materiais ignífugos e de alta visibilidade, concebidos para forças de segurança e vestuário de trabalho de alto desempenho. “Estamos a oferecer tecidos já conformes com os requisitos de vários concursos militares, garantindo respostas mais rápidas e processos de aprovação simplificados”, sublinha a empresa como mais-valia.
A Ultra Creative foca-se na sua nova coleção de vestuário profissional e na incorporação de tecnologia NFC nas peças, tornando-as inteligentes, rastreáveis e interativas. Já o grande destaque da Unifardas está no processo de certificação Oeko-Tex STeP.
Por último, a Tiajo concentra-se em fornecer tecidos para vestuário profissional de forma rápida, com mais de 9 milhões de metros de tecido disponíveis em stock para entrega imediata.

De enquadrar que o projeto Sustainable Textile & Apparel From PORTUGAL conta nesta feira com uma ilha própria, garantindo visibilidade extra. Estão também a participar outras empresas do setor têxtil e vestuário, nomeadamente a Endutex, Heliotextil, Rofinor Têxteis, SWS Workwear e Trotinete.