19 fevereiro 20
Avaliação

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ATP prepara rating para a competitividade das empresas

A ATP e a Trigon Select preparam um rating de avaliação para a competitividade das empresas do setor têxtil. O modelo, que já foi apresentado ontem na Covilhã, é explicado esta tarde durante o MODtissimo.

A competitividade é cada vez mais um conceito mensurável – o que lhe permite ser, por um lado, mais eficaz e rápida e, por outro, impede más práticas empresariais que acabam por subverter o próprio conceito. A Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP), associou-se à Trigon Select – que trabalha para a International Apparel Federation (IAF) – para a disseminação da necessidade desta mensuração, que passa por uma avaliação das empresas, sua certificação e posterior atribuição de rating.

Em tudo idêntico ao que se passa, por exemplo, com o rating das dívidas soberanas, esta iniciativa da Trigon Select a que a ATP se associou permite às empresas que aderirem ao sistema inscreverem-se num  quadro internacional que as compara com as suas concorrentes e permite aos potenciais clientes avaliarem (apenas pela observação do rating atribuído) quais são as caraterísticas particulares de cada uma.

A atribuição do rating envolve as mais diversas análises, que vão desde a capacidade instalada até às próprias instalações, passando pelos acessos, experiência e longevidade, nível de conhecimentos dos colaboradores, formação, condições de trabalho, tempos de entrega e tudo o mais que possa estar envolvido na produção. Tudo quer dizer mesmo tudo: podem chegar aos 230 os critérios para a atribuição do rating.

Nesse quadro, diz a Trigon Select, o rating atribuído a cada empresa “é baseado em critérios profissionais, objetivos e perfeitamente compreensíveis” – mas cuja confidencialidade em termos do observado no interior das empresas está completamente garantido.

‘Copiando’ as notações das agências de rating internacionais, a Tricon Select atribui AAA, AA, A e AB às empresas que aderirem ao sistema. Como parece claro, uma empresa com a notação AB tem por certo muita coisa a melhorar no interior da organização, antes de conseguir ter uma posição competitiva de revelo em termos da capacidade de fornecimento de clientes internacionais.

Todo este mecanismo foi ontem apresentado na Covilhã (foto), no âmbito do encerramento do projeto ‘ITV: novos desafios para a competitividade’, onde a associação deu a conhecer os pontos-chave e o balanço do que, em termos de competitividade, o fututo reserva às empresas do setor. A ATP aproveitou também para dar a conhecer o seu novo portal digital.

A apresentação do projecto que envolve a ATP e a Tricon Select será repetida esta tarde, no âmbito do MODtissimo 55 que está a decorrer no Aeroporto de Sá Carneiro. A apresentação decorrerá no auditório do piso das chegadas, pelas 17h00.

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