21 maio 25
Sustentabilidade

Bebiana Rocha

ATP defende simplificação administrativa em reunião com a APA

A ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal marcou presença numa reunião do Conselho do Ambiente e Sustentabilidade da CIP, que contou com a participação do Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), José Carlos Pimenta Machado.

O encontro, que decorreu na passada semana, reuniu cerca de 40 representantes de 23 sectores de atividade, e permitiu um debate franco entre empresas e administração pública sobre os principais desafios da conformidade ambiental.

O presidente da ATP e também presidente do Conselho do Ambiente da CIP, Mário Jorge Machado, defendeu a criação de uma task force conjunta entre a CIP, a APA e a Direção-Geral das Atividades Económicas (DGAE), com o objetivo de desenvolver propostas concretas que promovam a simplificação administrativa e a redução da carga burocrática imposta às empresas.

A reunião, promovida pela CIP, destacou a importância de uma maior colaboração entre o sector empresarial e o Estado para assegurar uma transição ecológica eficaz, mas que não comprometa a competitividade económica.

Em comunicado, a própria refere que “as empresas apelaram a uma maior abertura à participação no processo legislativo e mais transparência nas posições que Portugal assume junto das instituições europeias, de forma a garantir soluções equilibradas que cumpram com os objetivos ambientais sem comprometer a sustentabilidade económica”.

Durante a sessão, José Carlos Pimenta Machado reconheceu que o programa Simplex Ambiental não teve o impacto desejado, mas salientou que a auditoria realizada à plataforma do Licenciamento Único Ambiental revelou aspetos positivos face a sistemas de outros países europeus. Informou ainda que a plataforma se encontra em processo de revisão, tendo endereçado à CIP o convite para colaborar ativamente na sua melhoria.

Partilhar