Bebiana Rocha
É já na próxima semana que a ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal realiza uma formação presencial dedicada à ferramenta HIGG FEM. A sessão, em parceria com a LRQA, terá lugar dia 24 de abril nas instalações da associação em Vila Nova de Famalicão, entre as 9h30 e as 17h30.
Dirigida a profissionais com responsabilidades nas áreas da qualidade, ambiente e sustentabilidade, esta ação formativa tem como finalidade aprofundar o domínio da plataforma Wordly, interpretar corretamente os requisitos das diferentes secções do HIGG FEM, apoiar as empresas na implementação de procedimentos e registos alinhados com os critérios exigidos e apresentar soluções práticas para atingir o nível 2 em cada capítulo da ferramenta.
Enquadre-se que o HIGG FEM é um instrumento de referência internacional na avaliação do desempenho ambiental das empresas da cadeia de valor da moda e do vestuário. Com uma estrutura padronizada, permite medir e gerir aspetos como consumo energético, emissões, gestão de água e resíduos, bem como o uso de produtos químicos, sendo que, atualmente, mais de 200 marcas integram esta ferramenta na sua estratégia e processos de seleção de fornecedores.
A ficha de inscrição está disponível aqui. Ao T Jornal, a ATP sublinhou esta manhã o seu “compromisso em capacitar o setor para os desafios da sustentabilidade, promovendo práticas alinhadas com os padrões internacionais e reforçando a competitividade da ITV portuguesa no panorama mundial”.