08 julho 20
Empresas

T

ATP aplaude linha de crédito de mil milhões para as PME

O Governo vai lançar uma nova linha de crédito de pelo menos mil milhões de euros para apoiar micro, pequenas e médias empresas, decisão que a ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal  aplaude. “A segmentação do crédito é nesta fase importante porque houve empresas que tiveram dificuldade em aceder a linhas de crédito anteriores, uma vez que os plafonds já estavam tomados quando tentaram entrar no sistema”, analisa o presidente da ATP.

Mário Jorge Machado sublinha ainda que neste quadro, “faz sentido que haja linhas de crédito dedicadas às micro e PME”, como forma de envolver todos os agentes económicos na recuperação e na capacitação para o combate à pendemia.

Foi o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, que ontem anunciou a novidade, em audição na comissão parlamentar de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação. “Na semana de dia 20, vamos abrir uma nova linha de crédito dirigida ao conjunto das atividades económicas mas com um foco exclusivamente nas micro e pequenas empresas. É uma linha que terá uma dimensão de, pelo menos, mil milhões de euros, que será delegada a contratação dos bancos”, anunciou o ministro.

Siza Vieira adiantou ainda que essa linha de crédito será distribuída segundo uma chave já em curso com o setor bancário, aprendendo “com as últimas experiências”, para que os apoios cheguem “ao maior número de empresas de forma mais célere possível”. O ministro tenta assim encontrar uma resposta para as queixas dos empresários, que em largo número afirmam que os fundos não chegam às empresas em tempo útil.

Num quadro em que o anunciado banco de fomento continua a demonstrar ser urgente, o Governo anunciou também o alargamento da linha de microcrédito para as empresas do setor turístico, que passará de 60 milhões para 100 milhões de euros, estando prevista “uma componente que pode ser de fundo perdido se forem atingidos determinados objetivos em matéria de manutenção de emprego”.

Partilhar