29 novembro 21
Sustentabilidade

Bebiana Rocha

Associação Humana distingue municípios circulares

Foi na passada semana que a associação Humana entregou os Prémios Humana Circular 2021, com vista a distinguir entidades públicas e privadas em Portugal que praticam uma gestão eficiente dos seus recursos, mais concretamente no que tem a ver com o sector têxtil. Entre os vencedores estão sobretudo autarquias que se mostraram parceiras da Humana na recolha seletiva dos têxteis usados.

Neste momento são cerca de 50 os municípios parceiros da associação, totalizando 838 contentores distribuídos por diferentes freguesias do país, um número que a Humana espera ver aumentar nos próximos dois anos.

Em 2021 a Humana conseguiu recuperar 2.923 toneladas de têxteis usados em Portugal, um valor que poupou o ambiente à emissão de 9,262 toneladas de dióxido de carbono. As roupas depositadas nos contentores da associação são posteriormente triadas podendo ser vendidas ou recicladas. Segundo dados da Humana, mais de 50% das peças são vendidas, 30% recicladas e uma pequeníssima parte tem como destino o aterro para ser convertida em energia.

Recorde-se que, em 2025 a recolha de têxteis passa a ser obrigatória em toda a União Europeia. Elisabeth Molnar, diretora-geral da associação Humana, conclui que “agora o foco não é a gestão dos resíduos gerados, mas o factos dos resíduos serem um recurso”, sendo necessário por isso aproveitar ao máximo o seu valor.

Partilhar