06 setembro 24
Economia

Bebiana Rocha

Ásia reduz de peso nas exportações globais

A China, o Bangladesh e o Vietname reduziram as suas participações nas exportações globais de 2023, segundo os dados publicados pela Organização Mundial do Comércio. A Turquia, por outro lado, aumentou o seu peso total, embora tenha reduzido o valor das vendas.

De acordo com a publicação espanhola Modaes, os resultados estão relacionados com “as perturbações na cadeia de abastecimento, a reorganização do abastecimento e a redução da procura”.

Em termos de números, estes três países tiveram uma participação nas exportações globais em 2023 de 45%, que compara com 45,7% no ano anterior. No total a China registou exportações no valor de 165 mil milhões de dólares, o Bangladesh de 90 mil milhões de dólares e o Vietname de 31 mil milhões de dólares.

As tabelas mostram também no top 5 a União Europeia, que ocupa o segundo lugar do ranking, totalizando exportações no valor de 162 mil milhões de dólares. Quanto à Turquia contabilizou 19 mil milhões.

Do lado das importações, a Europa continua a liderar a lista dos importadores, uma vez que é nesta zona que se encontram as maiores empresas de distribuição. Ao todo a Europa foi responsável pela importação de bens no valor de 209 mil milhões de dólares, logo seguido dos Estados Unidos com 89 mil milhões.

Partilhar