Bebiana Rocha
A indústria têxtil e vestuário portuguesa esteve no centro de um artigo do jornal holandês FD – Financieele Dagblad. “As marcas que querem produzir de forma sustentável sabem encontrar o caminho para Portugal” lê-se logo no começo da publicação, que elogia a aposta da fileira na inovação, sustentabilidade e respeito pelas condições laborais.
Na longa publicação é elogia também a concentração da indústria num raio de 50km no Norte e a sua especialização em áreas tão variadas como fiação, tinturaria e fabricação, e apresentados exemplos de marcas que fazem a sua produção em território nacional.
A primeira é a marca de calças Mr Marvis – “queríamos fazer escolhas certas em termos de sustentabilidade” disse Steven Vrendenbarg, cofundador. “Os consumidores associam Portugal a boa qualidade, bons tecidos e condições de trabalho dignas”, completa Nout Knabben, CEO da Manufy, uma plataforma que ajuda as marcas a encontrarem produtores de qualidade.
De acordo com a notícia, o potencial de Portugal está sobretudo na capacidade de fornecer as marcas jovens. Mas não só, outras mais próximas do público como Paul Smith, Pip Studio e Vlisco, trabalham com a Adalberto Textile Solutions, e a COS com os tingimentos naturais da Tintex Textiles.