28 agosto 24
Empresas

Bebiana Rocha

As empresas têxteis que serão grandes no futuro

J.Pereira Fernandes, Ramiro & Carvalho, Cristêxtil Confeção, Belisotex Confeções, Tecfil – Técnica Fabrico de Fios, Valérius, A.A.C Têxteis, Familitex e Erius Têxteis são as empresas que têm todo o potencial para serem grandes no futuro, segundo um estudo da Informa D&B em conjunto com a Associação Business Roundtable Portugal.

Ao todo são identificadas 144 empresas com perfil de Empresas Adolescentes, ou seja, que faturam entre 30 e 50 milhões de euros, são privadas e não pertencem a grandes grupos económicos.

Este segmento regista crescimentos superiores em termos de volumes de negócio e emprego muitas vezes superiores aos conseguidos pelas grandes empresas, para além da grande capacidade de resiliência financeira, perfil inovador e veia exportadora.

Ainda na caracterização, é apontada a maturidade: “são empresas maioritariamente maduras, com antiguidade semelhante às grandes empresas”, isto é, mais de 20 anos de atividade. A localização: “com forte concentração no Norte Litoral” e rentabilidade dos capitais próprios.

“Num tecido empresarial como o nosso, com uma enorme quantidade de empresas de reduzida dimensão e onde é difícil crescer sucessivamente e ganhar dimensão, estas empresas que identificamos como adolescentes merecem uma atenção especial, pois são as que estão mais preparadas para serem grandes empresas, com todos os benefícios que isso significa para a economia do país”, diz Teresa Cardoso Menezes, diretora geral da Informa D&B.

Todas juntas, as 144 empresas geraram em 2022 um volume de negócios de 5,4 mil milhões de euros, foram responsáveis por empregar cerca de 14 mil trabalhadores e gerar um valor de exportações que ronda os 1,5 mil milhões de euros.

Partilhar