03 outubro 22
Internacionalização

T

As empresas no centro dos 30 anos da Selectiva Moda

A celebração comemorava os 30 anos da Selectiva Moda e as 60 edições do MODTISSIMO, mas as empresas estiveram também no centro das homenagens. Sem a participação das empresas, o seu investimento e empenho, o sucesso que representa a internacionalização da ITV portuguesa nas últimas décadas não teria sido possível.

“Nada se fazia se as empresas não participassem, a elas se deve o grande impulso de internacionalização do têxtil português e o que é bom para o têxtil é bom para o país”, disse o presidente da ATP.

Na abertura da celebração que teve lugar na noite da última sexta-feira, dia 30 de setembro, e perante uma plateia recheada por representantes das empresas, Mário Jorge Machado fez ainda questão de manifestar “o grande orgulho por aquilo que realizamos e temos pela frente para realizar”.

Uma homenagem que se alargou também pelas comunicações do presidente da ANIL, José Robalo, e das representantes da AICEP, Ana Pinto Machado, e do Programa Compete, Ana Lemos Gomes, que igualmente destacaram a forte dinâmica das empresas nas ações de internacionalização.

“Foram para lugares impensáveis, sempre com grande sucesso. Nestes 15 anos que vai completar a AICEP já apoiamos mais de sete mil projetos de internacionalização, mas a grande parte do investimento é das empresas, dão sempre mais que aquilo que apoiamos”, frisou Ana Pinto Machado, que falava em representação do presidente, Luís Castro Henriques.

Perante quadros mostrando que desde o segundo semestre de 2015 um total de 1.034 empresas marcaram presença em 3.140 feiras, em 31 diferentes países de quatro continentes (vídeo abaixo), o CEO da Selectiva Moda, Manuel Serrão, foi taxativo: “duvido que haja outro sector com números idênticos. Com apoios, mas com o investimento das empresas que é sempre maioritário”.

Constituída pela ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal e pela ANIL – Associação Nacional da Indústria de Lanifícios, com o propósito de valorizar a fileira têxtil portuguesa num contexto internacional a Associação Selectiva Moda promove também duas edições anuais do MODTISSIMO em Portugal.

 

Partilhar