28 fevereiro 2019
MODtissimo

T

As 11 ideias brilhantes para os iTechStyle Awards

Já são conhecidos os primeiros 11 nomeados para os ITechStyle Awards 2019. Quatro produtos, quatro tecidos e três acessórios abrem a corrida aos principais prémios de inovação têxtil a nível a nacional. Cada nomeado é um exemplo de tecnologia, design e criatividade, e uma demonstração de como as empresas portuguesas já estão com os olhos postos no futuro.

A decisão do júri foi tomada ao final do primeiro dia de MODtissimo. A concurso estavam 30 tecidos, 15 produtos e 40 acessórios expostos no  iTechStyle showcase, numa edição especialmente concorrida e onde a qualidade das candidaturas dificultaram em muito o apuramento dos finalistas.

ITechStyle_960x560

O júri (foto) composto por José Morgado (CITEVE), Ana Ribeiro (Cluster Têxtil), Carla Silva (CeNTI), Fernando Pereira (FEUP), Pedro Souto (UM/APETT) e Pedro Guimarães (Modatex) não teve teve tarefa fácil. “Não foi fácil, as edições de fevereiro são sempre mais concorridas, mas esta foi mesmo muito boa, nos acessórios tivemos muitas candidaturas, e nos tecidos e produtos acabamos até por escolher quatro nomeados”.

Os quatro tecidos premiados são da Adalberto Estampados, A. Sampaio, Samofil e Tintex; os  produtos são das empresas Tapa Costuras by Brandbias, Pafil, Flexefelina e Têxteis Penedo; e os três acessórios da Brave Particle, Fitexar e Heliotextil.

TECIDOS

Adalberto Estampados – Concebido a partir de algodão biológico, o tecido apresenta uma dupla estampagem. Numa primeira estampagem digital com reativos, onde é definido o padrão e uma segunda golfada por processo químico que acrescenta o relevo.

Foto 8 - Adalberto

A. Sampaio – Malha destinada a actividades de alta performance e  vestuário técnico na área da defesa. A grande inovação está no perfil trilaminado que apresenta, que conjuga três fibras diferentes. Devido à sua estrutura microporosa e aditivos minerais, a malha promove da humidade e temperatura, ainda antes da formação de suor em estado líquido.

A SAMPAIO (1)1

Samofil – Malha viscose poliamida com funcionalidades fotocromáticas incorporadas na base da fibra da biomassa. Desenvolvida pela Samofil, a malha muda instantaneamente de incolor para colorido sob a luz solar ou luz UV.

SAMOFIL (2)

Tintex – Tecido 100% poliester com revestimento em cortiça, que torna o tecido repelente à água. Desenvolvido pela Tintex, é mais um caso da implementação da tecnologia B.Cork.

TINTEX (1)1

PRODUTOS

Flexfelina / iparasol – uma nova geração de guarda-sóis, futuristas e em constante interacção com os seus utilizadores. Construído pela Têxteis Penedo, Flexfelina, CITEVE e CeNTI, este guarda-sol contêm um sistema electrónico integrado de controlo remoto. Para além disso, a cobertura têxtil não protege apenas dos raios UV, mas contém também um sistema inteligente de luz e cor, que permite a transmissão de mensagens ou alertas.

FLEXEFELINA (1)1

Têxteis Penedo / Photofabric – Construído a partir de 20 mil fios diferentes, a Photofabric é uma tela Jacquard desenvolvida pela Têxteis Penedo que permite a impressão de fotografias em grandes dimensões, com um aspecto final totalmente diferente das restantes soluções já existentes.

T PENEDO (1)1

Pafil Confeções / Men Jacket Hoodie – É um casaco de aquecimento localizado e personalizável. Desenvolvido pela Pafil – Confecções, o casaco tem um sistema integrado que permite o controlo da temperatura através de uma app de telemóvel. A temperatura pode ser controlada de forma diferente nas várias partes do corpo. O casaco foi especialmente reconhecido pelo júri por ser lavável, algo muito incomum em vestuário com sistemas integrados.

PAFIL (1)1

Tapa Costuras by Brandbias / Running – Conjunto de running é composto por Parka, Top e Leggings totalmente fabricadas com matérias primas sustentáveis. Para além de ser muito leve, este conjunto destaca-se pela utilização de molas magnéticas no lugar de botões, o que o torna muito mais fácil de vestir e despir.

TAPACOSTURAS (1)1

ACESSÓRIOS 

Brave Particle – Wireless Sky Ligth – Consiste num sistema de iluminação sem fios aplicado em têxteis. Flexível e resistente à lavagem, consistem num sistema electrónico que pode ser aplicado em coating ou laminação. Pode ser utilizado em vestuário ou têxteis-lar, o resultado final é semelhante à de uma noite estrelada.

BRAVE PARTICLE (2)1

Fitexar / PES Reciclado GES – Biodegradável e anti estático, consiste num fio de 100% poliéster reciclado e certificação GRS. Desenvolvido pelo Fitexar tem aplicação para áreas da saúde, bem estar, desporto e indústria automóvel.

FITEXAR (1)1

Heliotextil / Grumring interactive Head Band – Consiste num elástico sublimado que permite a motorização das multidões em eventos. Através de um sistema RFID, a banda permite registar as entradas e saídas dos públicos, bem como verificar quais os movimentos mais repetidos e que espaços são mais procurados.

HELIOTEXTIL (1)1

Partilhar