15 dezembro 25
Arte têxtil

Bebiana Rocha

Arte Têxtil Portuguesa em diálogo com o Equador

O Centro Cultural de Itchimbía, no Equador, inaugurou a 28 de novembro uma Amostra de Arte Têxtil Portuguesa, que reúne trabalhos de cinco artistas – Cindy Steiler, Joana BC, Prudência Coimbra, Susana Cereja e Susana Pires. Cada artista apresenta diferentes técnicas de produção têxtil, e as obras estarão em exibição até 6 de janeiro de 2026.

“O planeamento desta iniciativa teve início com a visita de nove artistas e artesãos do coletivo Confundamiento, sediado em Quito, à Contextile 2024 – Bienal de Arte Têxtil Contemporânea, em Guimarães, na sequência da sua participação na exposição internacional”, explica Joaquim Pinheiro.

“As afinidades entre as duas organizações e o potencial de uma mostra de arte portuguesa no Equador surgiram naturalmente, com o objetivo de promover a cultura têxtil nacional e fomentar a cooperação entre territórios”, acrescenta, enquanto curador da exposição, em conjunto com Claudia Melo e Valéria Rivilla.

Além da exposição, foram realizadas diversas atividades paralelas, incluindo apresentações, palestras, workshops e encontros com artistas e artesãos de comunidades locais. O objetivo é promover a Arte Têxtil Contemporânea Portuguesa e fortalecer a ligação a outros territórios de cultura têxtil.

“Esta viagem permite, além de expor trabalhos nacionais num edifício com mais de 200 anos, o contacto com uma comunidade que é muito forte no artesanato”, realça Joaquim Pinheiro.

Arte Textil, Quito, Equador

Partilhar