27 março 20
Empresas

T

Arranca o fabrico de material têxtil médico e de saúde

Já estão disponíveis as Fichas Técnicas de vários artigos destinados a área da Saúde/Médica para que as empresas possam arrancar com a produção destinada a suprir as necessidades do sistema de saúde. São facultadas às empresas pelo CITEVE e estão divididas por quatro segmentos: EPI – Equipamentos de Proteção Individual, Fardamentos, Vestuário de Paciente, Cama e Higienização, de acordo com a estratégia conjunta montada pela ATP em articulação com o Governo e autoridades de saúde.

É em ligação com os ministérios da Saúde e da Economia que ATP e CITEVE estão a coordenar uma bolsa de empresas para dar apoiar o sistema de saúde em termos de equipamentos têxteis, numa resposta coordenada e integrada à solicitação da Direção-Geral de Saúde. O equipamento hospitalar obedece a requisitos técnicos específicos, que estão agora garantidos pelos laboratórios do CITEVE.

As empresas que aderiram ao apelo– “em número extraordinário” – podem agora produzir de acordo com as exigências das autoridades de saúde. O acesso às fichas pode ser feito através deste formulário.

Entretanto, o CITEVE informou também que está a ser criado com o Ministério da Saúde e o Ministério da Economia e da Transição Digital um eMarketPlace onde procura e oferta se possam cruzar.

Para o caso das máscaras de protecção – cujas caraterísticas se revelam de particular exigência – o CITEVE informou que “implementou um laboratório dedicado à verificação de conformidade de máscaras, e desenvolveu métodos de avaliação da capacidade de filtração de máscaras faciais mais rápido do que o tradicional e que já está validado e reconhecido pelo Infarmed”, permitindo assim que as empresas possam produzir este tipo de equipamentos com garantia de cumprimento de todas as exigências específicas.

Partilhar