16 outubro 24
Sustentabilidade

Bebiana Rocha

Arpitex caminha para a autossuficiência energética

A Arpitex está a levar a cabo um investimento em energias renováveis para conseguir atingir a meta de 75%-80% de fornecimento responsável. “Estamos a terminar a terceira fase da implementação dos painéis solares, terminada esperamos conseguir através dos painéis 50% da nossa energia necessária”, anuncia Pedro Pimenta ao T Jornal.

O investimento tem sido mais demorado dada a necessidade de substituir a totalidade do telhado da fábrica. “São 2 250m2 de telhado”, precisa o diretor geral, recordando que há 52 anos o telhado era todo em amianto, sendo agora painel sanduiche. Contudo, a obra deverá estar concluída ainda este ano.

“Existem apoios europeus para a descarbonização e para a aquisição de painéis solares, mas não contemplam a mudança do telhado, sendo a maior parte do investimento feito sem apoios dos fundos europeus”, salienta.

Nos últimos anos a empresa tem investido também em máquinas com menor consumo energético, nomeadamente nas áreas de lavandaria e corte. “Trocamos a caldeira a gasóleo para elétrica”, acrescenta, fechando com o anúncio que já são certificados pela GOTS – “2024 também foi o ano que terminamos a nossa certificação GOTS”, diz.

Partilhar