24 abril 25
Empresas

Bebiana Rocha

Armando Lopes: A cooperação e inovação tecnológica transformam a indústria

A indústria enfrenta desafios que exigem soluções inovadoras e colaborativas. Em entrevista ao T Jornal, Marlene Lopes, da administração da empresa Armando Lopes, recorda que a cooperação entre fabricantes, agentes e distribuidores de máquinas é fundamental para fortalecer o sector, promover a inovação, a sustentabilidade e a competitividade no mercado global.

As parcerias podem começar no desenvolvimento de tecnologias avançadas que permitam a criação de máquinas adaptadas às necessidades da indústria. Um exemplo de máquinas desenhadas para esse fim é a nova JACK A4C, exemplifica a responsável.

“É ideal para confecções que procuram uma produtividade alta, precisão e tecnologia de ponta. O seu conjunto de funcionalidades automáticas e design ergonómico tornam‑na uma excelente escolha para profissionais que trabalham com uma grande variedade de tecidos e projetos de costura”, apresenta.

Entre as funcionalidades automáticas destacadas estão: corte de linha, posicionamento da agulha, levantamento do calcador, remates no início e no fim da costura, costura programada com controlo de velocidade inicial e painel de controlo digital acoplado. “Temos equipamentos a revolucionar parte do sector têxtil e vestuário pela inovação e adaptabilidade; este é um dos exemplos que levamos à Maquitex”, continua.

“O mercado está a passar por grandes transformações impulsionadas por avanços tecnológicos, necessidade de uma maior eficiência produtiva e mudanças no consumo”, prossegue, respondendo com as vantagens deste lançamento JACK A4C.

“O que distingue este novo equipamento é o seu motor direct drive integrado diretamente no eixo principal, o que proporciona uma maior agilidade e economia de energia – até 71% em comparação com os tradicionais –, sistema de corte semirrotativo, mais eficaz para linhas grossas, barras de agulha com microlubrificação, para reduzir o risco de manchas de óleo no tecido, e ventilação otimizada.”

A gerente acredita que este investimento desmistifica a imagem de uma indústria obsoleta e antiquada e, ao mesmo tempo, pode contribuir para a atração de jovens para o sector.

Partilhar