Bebiana Rocha
A Aquitex será a organizadora e anfitriã da 93.ª Conferência Mundial do Textile Institute (TIWC) 2025, que decorre de 7 a 10 de outubro no Porto Palácio Congress Hotel & Spa, com o tema ‘Fibre to Future – Transformar a Moda e os Têxteis através da Sustentabilidade e Digitalização’.
“Iremos focar-nos em soluções inovadoras para os desafios da sustentabilidade, abordando temas como o impacto ambiental da produção têxtil e a evolução das economias circulares. A conferência irá destacar tecnologias digitais de ponta, concebidas para melhorar a eficiência, a transparência e a sustentabilidade em toda a cadeia de valor, desde a produção de fibras e fabrico até ao uso pelo consumidor e às soluções de fim de vida”, resume a empresa ao T Jornal. Esta é a primeira vez que o evento é acolhido por uma empresa, o que reflete a crescente colaboração entre indústria e academia.
Durante três dias, são esperados contributos de académicos, especialistas do setor e decisores políticos. Entre os Keynote Speakers confirmados estão Cláudia Giacovelli (UNEP Textiles LCA Lead and InTex Portfolio Manager Global), Elizabeth Brown (CText ATI, The Manufacturing Technology Centre UK), António Braz Costa (CITEVE), Mário Jorge Machado (EURATEX) e Anna Beltzung (Diampora Zurich). O objetivo do encontro é, segundo a organização, “criar uma visão partilhada para o futuro dos têxteis e fortalecer a colaboração entre a indústria e a academia”.
O programa inclui diversas apresentações sobre biomateriais, fibras avançadas, tecidos inteligentes, têxteis técnicos e nanotecnologia, bem como sobre modelos de negócio circulares, tecnologias CAD/CAE, Indústria 4.0, fabrico digital, cadeias sustentáveis, retalho e digitalização na moda.
No site oficial já é possível consultar um overview dos subtemas, que vão desde os futuros digitais da moda, fibras e materiais sustentáveis e economia circular nos têxteis, até aos têxteis inteligentes e tecnologia vestível, digitalização na produção têxtil e na cadeia de abastecimento da moda, tecnologias avançadas de reciclagem e upcycling e práticas sustentáveis no processamento têxtil.
“A TIWC é também um dos poucos eventos internacionais que oferece à academia a oportunidade de apresentar as suas principais áreas de investigação em têxteis, promovendo a transferência de conhecimento e diálogo com a indústria”, sublinha a Aquitex, que revela ainda a mesa-redonda de 9 de outubro com fabricantes de tecidos e materiais ‘AI For Business Sustainability’. O encontro encerra a 10 de outubro à tarde com uma visita às instalações do CITEVE e CeNTI, que incluirá demonstradores tecnológicos.
Com mais de seis décadas de experiência, a Aquitex é especialista na produção e fornecimento de químicos para a indústria têxtil. A sua missão passa por apoiar a inovação enquanto cumpre compromissos de sustentabilidade, responsabilidade social e segurança.
A empresa deixa ainda um apelo à mobilização de toda a fileira têxtil e à participação ativa de profissionais, empresas e entidades do setor, sublinhando que as inscrições já se encontram abertas e que este é um momento único para pensar e discutir o futuro sustentável e digital dos têxteis.