Bebiana Rocha
É já esta tarde que a Lameirinho acolhe o evento “O têxtil português: quando o marketing costura o futuro”, uma iniciativa organizada pela Associação Portuguesa de Profissionais de Marketing (APPM).
“Num contexto em que a transição verde e a sustentabilidade empresarial estão no centro da agenda global, o marketing assume um papel estratégico para posicionar a indústria nacional como referência internacional”, contextualiza a organização, acrescentando que esta conferência se propõe a explorar como o marketing “pode ser o fio condutor que liga tradição e inovação”, potenciando as marcas no mercado global sem perder a autenticidade.
O evento tem início às 15h00, na sede da empresa em Pevidém, Guimarães, e arranca com as intervenções de João Lindoso, CMO da Lameirinho, Sílvia Correia, diretora do Clube de Marketing APPM Braga, e Domingos Bragança, presidente do Município de Guimarães, que apoia a iniciativa.
Às 15h15, realiza-se a talk “Da fábrica à marca: o poder do marketing na transformação da indústria têxtil”, com Orlando Andrade, marketing director da AGI. Segue-se, às 15h30, o painel principal “Do produto à marca – o marketing como ferramenta diferenciadora na indústria têxtil”, com intervenções de Tânia Lima, head of marketing and communications na Lameirinho, Sónia Rocha, diretora-geral da Wolf and Rita, Pedro Martins da Silva, head of communication and corporate affairs na Tintex, e Marta Carvalho, fundadora e CEO da Ave Valley. A moderação estará a cargo de Luís Cristino, cofundador da OMA.
Às 16h15, a troca de ideias prossegue com conversas cruzadas entre jovens que perspetivam o têxtil como opção de futuro. Participam Bruno Silva, estudante de Mestrado em Materiais e Tecnologias Avançadas na Universidade do Minho, Jorge Azevedo, estudante de Engenharia Têxtil, e Inês Sá, estudante de Design e Marketing, também da Universidade do Minho. A moderação será feita por Sílvia Correia, da APPM Braga.
Ao final da tarde, Daniela Neto, brand and marketing manager na Salsa Jeans, abordará “O futuro do marketing industrial”, que se quer digital, circular e humano. O encerramento ficará a cargo de Tiago Fleming, vice-presidente da APPM.