20 setembro 22
Internacionalização

T

Apoios às exportações online apresentados em Guimarães

É dada a conhecer esta quarta-feira em Guimarães a Medida “Internacionalização via E-commerce”, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que visa dinamizar as exportações online de produtos e serviços portugueses. A apresentação tem lugar durante a 3ª edição da Conferência Exportar Online, organizada pela AICEP, que decorre no Teatro Jordão a partir das 14h.

O evento conta com a presença do secretário de Estado da Internacionalização, Bernardo Ivo Cruz e do presidente da AICEP, Luís Castro Henriques, além de vários especialistas nacionais e internacionais, nas áreas de E-Commerce e Marketing, que vão partilhar as suas experiências e dar conselhos práticos aos participantes.

De acordo com estimativas do eMarketer, durante 2020 a percentagem de vendas através de E-Commerce aumentou de 13,8 por cento para 17,8 por cento a nível global, e espera-se que cresça para 24,5 por cento até 2025. Para as PME, o E-Commerce poderá ser a sua janela para o mundo, para chegarem a novos mercados e venderem os seus produtos e serviços a nível internacional.

O encontro desta quarta-feira em Guimarães vai analisar a importância de fatores logísticos sustentáveis para a internacionalização online, o marketing de influencers como ferramenta valiosa para alcançar, envolver e fidelizar o público-alvo ou o uso da tecnologia como impulsionadora de novos negócios.

“A internacionalização via E-Commerce é uma alternativa ou complemento às formas tradicionais de exportação e tem sido uma aposta da AICEP. Mas mais do que uma alternativa ao comércio tradicional, o E-Commerce deve ser encarado como uma evolução necessária para as empresas. Acreditamos que a oportunidade é enorme e deve ser avaliada e ponderada pelas empresas que se querem afirmar internacionalmente”, afirma o presidente da AICEP, Luís Castro Henriques.

Numa altura em que o E-Commerce é reconhecidamente um modelo de negócio com forte potencial para a internacionalização de diversos sectores, a Conferência Exportar Online pretende assumir-se como um fórum de discussão e análise sobre temas relevantes para a exportação online, expondo dificuldades e soluções, criando pontes entre as empresas portuguesas e empresas fornecedoras de soluções de E-Commerce e apoiando o tecido empresarial português na otimização da sua estratégia de internacionalização online no futuro.

 

Conferência Exportar Online

Programa:

14H00 – 14H30 RECEÇÃO DE PARTICIPANTES
Welcome Coffee

14H30 – 14H45 ABERTURA DE SESSÃO
Bernardo Ivo Cruz – S.E. o Secretário de Estado da Internacionalização

14H45 – 15H00 PROGRAMA EXPORTAR ONLINE E MEDIDA “INTERNACIONALIZAÇÃO VIA E-COMMERCE” (PRR)
Rita Araújo – Administradora aicep Portugal Global
Tânia Gregório – Coordenadora do Programa Exportar Online aicep Portugal Global

15H00 – 15H45 PAINEL 1 – VENDER NA EUROPA: LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL (em Inglês)
Pedro Correia – Head of Training, DPD Avishai Trabelsi – CEO Quicargo (online)
MODERADOR: Alcibíades Guedes – Professor PBS

15H45 – 16H05 COFFEE BREAK 16H05– 16H45 PAINEL 2 – MARKETING DE INFLUENCERS
Miguel Raposo – Diretor de Marketing Mito
Rito Manuel Albuquerque – CEO Primetag (online)
MODERADOR: Fernando Aparício – CEO AMVOS Digital

16H45– 17H30 PAINEL 3 – TECNOLOGIA: BOOSTER PARA O E-COMMERCE
João Silveira, Strategic Account Executive Microsoft Portugal
João Melo Rodrigues – CEO Cyango
MODERADOR: (a confirmar)

17H30– 17H45 SESSÃO DE ENCERRAMENTO
Luís Castro Henriques – Presidente do Conselho de Administração da aicep Portugal Global

17H45 NETWORKING COCKTAIL

Partilhar