20 novembro 24
Sustentabilidade

Bebiana Rocha

APCER traça certificação e pegada de carbono como estratégias de competitividade

A APCER apoia as empresas do sector têxtil com serviços especializados de certificação, auditoria a fornecedores, e advisory em cálculo da pegada de carbono e relatórios de sustentabilidade. “A implementação e demonstração de práticas sustentáveis reforça a credibilidade das empresas, permitindo o seu alinhamento com as exigências legais e de mercado, consolidando a sua posição como agentes de mudança sustentável”, diz ao T Jornal.

O cálculo da pegada de carbono é crucial para as empresas que desejam alinhar-se com as metas europeias de redução de emissões. Esta ferramenta permite-lhes quantificar as emissões de CO₂, identificar áreas de maior impacto e implementar melhorias para reduzir recursos e custos operacionais.

“A indústria têxtil enfrenta exigências crescentes de sustentabilidade, impulsionadas por regulamentação europeia e pela pressão de consumidores, que exigem transparência e responsabilidade ambiental. O sector contribuiu com cerca de 4% das emissões globais de carbono e 87% dos materiais acabam em aterros ou incinerados”, enquadra.

Para melhorar o desempenho, fortalecer a confiança dos clientes e consolidar relações com fornecedores, as empresas podem também recorrer à certificação. A APCER disponibiliza a certificação GOTS, um selo de garantia de toda a cadeia de produção, desde a colheita até à embalagem, e o Textile Exchange, que incentiva ao uso de materiais com menor impacto ambiental.

Partilhar