20 maio 22
Mobiliário

Bebiana Rocha

Antarte investe 3,5 milhões a pensar nos mercados europeus

A Antarte, grupo do segmento do mobiliário de luxo, parceira da Associação Selectiva Moda e presença assídua no Modtissimo, tem em execução um projeto de investimentos a dois anos (2021/22) da ordem dos 3,5 milhões de euros com o qual pretende promover a modernização das instalações e do parque de máquinas e a construção de um novo centro logístico robotizado. O volume de negócios cresceu 28% para os oito milhões de euros em 2021.

O investimento surge como forma de acrescentar dimensão ao grupo e impulsionar a estratégia de internacionalização do grupo. Com o mercado interno a responder pela maioria da faturação, a Antarte está presente em vários mercados africanos – como Angola, África do Sul e Gana – mas quer desta vez apostar na Europa.

Segundo disse o CEO do grupo, Mário Rocha, “queremos continuar a internacionalizar a marca, desta vez com foco na Europa, nomeadamente para os mercados espanhol e francês”, onde o poder de compra é superior. “Numa primeira fase vamos recorrer à representação”, mas é possível, disse, que, se a estratégia correr bem, venham a ser abertas lojas da marca naqueles países.

Para uma segunda fase da internacionalização fica o mercado norte-americano, “para onde todas as marcas de luxo querem vender. Estes investimentos estratégicos levam Mário Rocha a considerar que “no final de 2022 queremos voltar a crescer, na casa dos 30% em termos do volume de negócios”.

A faturação de oito milhões de euros da marca portuguesa de mobiliário deu-se num contexto em que as vendas do sector do mobiliário mantiveram-se estáveis de 2020 para 201 porque o crescimento no segmento de consumo doméstico foi contrabalançado pela contração nos segmentos de hotelaria e restauração.

Nem mesmo a pandemia foi travão para o dinamismo da marca na ampliação da gama de produtos a linhas de mobiliário de exteriores e de escritório, refere: a rede de lojas continuou a crescer com a abertura de uma flagship store em Lisboa (Alfragide) – um espaço com cerca de dois mil m2, que se veio juntar às lojas já existentes em Lisboa, Sintra, Seixal, Matosinhos, Braga, Guimarães, Aveiro, Coimbra, Feira e Vilamoura, num total de 14 pontos de venda.

O grupo tem quatro unidades industriais, todas elas situadas nas redondezas da cidade de Paredes, onde trabalham diretamente cerca de 190 trabalhadores diretos e mais de 300 indiretos.

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