23 outubro 25
Empresas

Bebiana Rocha

Antarfer duplica capacidade produtiva e procura novos clientes

A Antarfer foi fundada em 1990 para responder às necessidades das empresas locais a preços acessíveis. Hoje, afirma-se como uma referência de qualidade na área da estamparia, com preços competitivos, graças à aposta na automação e digitalização. O T Jornal visitou a empresa, que investiu no mais recente modelo da ROQ Hybrid.

A aquisição desta nova máquina, capaz de produzir mais de 500 estampados por hora, permitiu à empresa duplicar a sua capacidade produtiva no passado mês de setembro. “Esta empresa já existe há vários anos, adquiri-a há cerca de quatro; fizemos um novo layout do espaço, começámos a apostar na estamparia digital e nas pequenas séries”, enquadra Manuel Mendes, CEO.

A ROQ Hybrid permite uma fusão entre serigrafia e impressão digital, combinando a tecnologia DTG com a serigrafia. A eficiência da impressão serigráfica permite gerir processos morosos, enquanto o controlo digital facilita a gestão da cor, oferecendo uma gama cromática mais ampla e opções de resolução não disponíveis na impressão tradicional, explica.

Manuel Mendes destaca que a grande vantagem da estamparia digital é a ausência de custos associados à abertura de quadros por cor. Além disso, esta máquina traz mais qualidade ao trabalho e maior durabilidade: “A máquina dá a base, faz depois o estampado digital e o acabamento. Tem alta resistência às lavagens, um bom toque, é uma impressora autêntica em termos de definição da imagem, permite fazer relevos e tem uma maior tonalidade de cores”, descreve.

Por falar em cor, o administrador mostra também a sua “cozinha de cores”, que faz automaticamente a receita da cor pedida pelo cliente, com base num código Pantone ou outro código de cor, eliminando assim a margem de erro associada à intervenção manual.

A Antarfer está localizada no Parque Industrial de Ponte, em Guimarães, presta serviços a outras empresas e tem capacidade para produzir mais de 24 mil peças por semana. Realiza pequenas séries – “de 100, 200, 500 estampados” – e está também preparada para entrar no segmento da publicidade.

“Queremos crescer; já temos vários clientes, mas gostaríamos de conquistar novos que procurem uma estamparia para encomendas mais pequenas e de elevada qualidade, inclusive na área da publicidade. Estamos preparados para todo o tipo de estampados, não só digitais, mas também tradicionais — temos uma máquina de 12 cores, uma de 8, outra de 6 e de 2. Duplicámos também a nossa estufa e estamos a contratar mais pessoas para dar continuidade ao nosso crescimento”, afirma.

A Antarfer tem ainda capacidade interna para desenvolver desenhos e produzir amostras, utilizando apenas produtos químicos certificados. “Estamos sempre atentos à evolução das tecnologias e às exigências do mercado”, sublinha Manuel Mendes, destacando igualmente a capacidade da empresa para desenvolver estampados em todo o tipo de matérias-primas — sintéticas, naturais e mistas —, bem como para aplicar diversas técnicas, como flock, foil, glitter, crackle e alta densidade.

“É um investimento que estamos a fazer em automatização e digitalização para sermos mais eficientes”, conclui o gerente, revelando já a ambição de adquirir novos modelos e continuar a renovação do parque de máquinas.

 

Antarfer

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