Bebiana Rocha
A Altri concluiu a aquisição de 58,7% da AeoniQ, reforçando assim a sua aposta na diversificação de aplicações para as fibras celulósicas. Os parceiros HeiQ, Hugo Boss e MAS Holdings mantêm-se como co-investidores no projeto, enquanto a The Lycra Company conserva os direitos exclusivos de distribuição.
Em comunicado enviado esta manhã às redações, a Altri afirma que “este investimento inclui a realização de um aumento de capital que permitirá desenvolver a capacidade de produção em escala comercial da AeoniQ”.
Recorde-se que a AeoniQ foi a primeira a desenvolver um filamento celulósico biodegradável, com impacto ambiental positivo, projetado para substituir fibras sintéticas como o poliéster e o nylon.
Com esta aquisição, será possível avançar para a construção da primeira unidade industrial da AeoniQ no mundo, que ficará instalada na fábrica da Altri, na Caima, e cuja entrada em funcionamento está prevista para 2026. A unidade terá uma capacidade de produção anual de 1.750 toneladas.
A AeoniQ passará a beneficiar de uma cadeia de valor integrada, desde a fibra de eucalipto até ao fio acabado, sendo expectável, numa fase posterior, a incorporação de matérias-primas recicladas, como resíduos têxteis de algodão, resíduos agrícolas e celulose bacteriana obtida a partir de desperdício alimentar.