17 abril 20
Retalho

T

Alemanha reabre o comércio a 4 de maio

A chanceler alemã Angela Merkel anunciou que, a partir da primeira segunda-feira de maio, as escolas e institutos da área da educação e as lojas comerciais com menos de oitocentos metros quadrados poderão reabrir as suas portas. O governo alemão recomenda, contudo, o uso de máscaras sociais nos estabelecimentos e nos transportes coletivos.

Os grandes eventos públicos, como concertos ou competições desportivas, permanecerão proibidos até pelo menos 31 de agosto. A Alemanha decretou o encerramento dos estabelecimentos não essenciais e o confinamento da população em 16 de março como medida de restrição para impedir a propagação do coronavírus no país.

A Dinamarca também começou a reabrir as portas de escolas e jardins de infância desde esta semana, depois de decretar o seu encerramento em 12 de março  Por enquanto, apenas 35% do centro de Copenhaga, onde se concentra o comércio de rua, retomou a atividade.

Os dois países aderem assim às medidas tomadas em França e em Itália, que também anunciaram o início de uma progressiva diminuição do confinamento e da obrigação de manter o comércio encerrado. A França reabrirá parcialmente a partir de 11 de maio, enquanto na Itália livrarias, papelarias e lojas de moda infantil já começaram a operar.

Partilhar