15 outubro 18
Fusão

T

Alberto Tavares vai liderar operação global da Olbo & Mehler

A Olbo & Mehler (OMT) e a Mehler Engineered Products (MEP) anunciaram que vão unir as suas atividades e operações globais numa única empresa para agilizar a sua resposta ao mercado. Este novo projeto do grupo alemão vai ser liderado pelo português Alberto Tavares, o CEO da unidade do grupo sediada em Famalicão.

As duas empresas, conhecidas no mercado como fabricantes de tecidos técnicos e fios técnicos para fins tão diversos como a indústria automóvel, farmacêutica, mineira e áreas da segurança e defesa, constituirão o segmento de produtos de engenharia como parte da nova estratégia do Grupo KAP.

Alberto Tavares desempenhará assim as funções de CEO do novo segmento unificado Engineered Products, com fábricas espalhadas em vários países, nomeadamente Portugal, Estados Unidos, Alemanha, China, Índia e República Checa e que, em 2017, representou 165 milhões de euros de vendas.

“Estamos muito entusiasmados com essa tremenda oportunidade. Acreditamos que a gestão de ambas as empresas sob o mesmo segmento irá estabelecer novos parâmetros em relação à experiência do cliente, inovação, crescimento, eficiência e competitividade”, salienta Alberto Tavares.

Com estas alterações, o grupo alemão KAP passará a atuar como um grupo industrial especializado com foco em nichos de mercado com potencial de crescimento sustentável, através de cinco segmentos: engineered products, flexible films, precision components, surface technologies, IT e services.

Alberto Tavares reforça que “agrupar várias empresas que atuam nos mesmos mercados num único segmento, sob uma única gestão, permite criar uma unidade mais competitiva e permite uma abordagem coordenada”.

Sediada em Famalicão, a empresa está entre os líderes mundiais no fabrico de tecidos técnicos e tem procedido a importantes investimentos, sendo que o último teve a ver com a compra de novos equipamentos e a construção de um novo pavilhão, por cerca de 1,4 milhões de euros.

A Olbo & Mehler teve origem na Alemanha na década de 1930, mas em 2014 concentrou todas as suas competências em Landim, Vila Nova de Famalicão, depois de ter adquirido a Segures Têxteis, onde são concebidos produtos inovadores que têm como destino único a exportação – destacando-se da sua produção um tecido feiro à base de basalto resistente a altas temperaturas.

Partilhar