Bebiana Rocha
De 9 a 11 de setembro, Madrid acolhe mais uma edição da ETMAD – European Textile Madrid, feira profissional focada exclusivamente em agentes espanhóis e nas marcas que representam, com forte orientação para o mercado espanhol.
A qualidade dos têxteis “made in Portugal” estará representada pelo agente José Antonio Llorente, da empresa Sarllo, que levará à feira as propostas de quatro empresas portuguesas de referência: Albano Morgado, LEMAR, TMG e Troficolor Denim Makers.
Embora a presença seja indireta, esta representação reforça o posicionamento da indústria portuguesa como parceira de excelência para o mercado espanhol, combinando tradição e inovação em tecidos, denim e acessórios. A ETMAD constitui uma oportunidade estratégica para aproximar a produção nacional de clientes e marcas espanholas, através do trabalho de promoção comercial desenvolvido por agentes locais.
Entre janeiro e maio de 2025, as exportações portuguesas de têxteis e vestuário para Espanha totalizaram 563 milhões de euros, refletindo um crescimento positivo de 1% face ao mesmo período do ano anterior, o que representa um aumento de 3 milhões de euros.
Em termos de volume, as exportações para Espanha atingiram 49.448,3 toneladas, registando uma ligeira diminuição de 1% (menos 620 toneladas) em comparação com 2024. Apesar da queda em quantidade, Espanha destaca-se como o principal destino com o melhor desempenho em variação de valor nas exportações e também no aumento das importações em termos de quantidade, consolidando-se como um mercado estratégico e de grande relevância para a indústria têxtil portuguesa.