06 janeiro 26
Comércio

Bebiana Rocha

AICEP redefine estratégia para impulsionar exportações

A AICEP anunciou, ontem, em Lisboa, no decorrer do Encontro Anual de Delegados da Rede Externa, o arranque de um novo ciclo estratégico, que privilegia uma maior concentração em mercados e setores considerados estratégicos. Esta abordagem visa reforçar a coerência entre as políticas de internacionalização e de captação de investimento, promovendo simultaneamente o crescimento em valor das exportações nacionais.

Madalena Oliveira e Silva, Presidente do Conselho de Administração da AICEP, sublinhou que o principal objetivo passa por apoiar as empresas na diversificação de mercados, incentivando um trabalho mais próximo e articulado com as Associações do setor. A responsável destacou ainda a captação de investimento direto estrangeiro como uma das prioridades centrais da agência, com o propósito de reforçar e qualificar a base exportadora nacional.

Durante o encontro foram igualmente apresentadas as principais linhas de ação para o ano. Entre as prioridades está a constituição de um pipeline de investimento mais qualificado, orientado para projetos com maior valor acrescentado, forte capacidade exportadora e impacto estrutural na economia. Paralelamente, a AICEP pretende reforçar a articulação entre investimento e internacionalização, de modo a potenciar efeitos multiplicadores nas exportações, assumindo o aftercare como uma prioridade estratégica, através de um acompanhamento sistemático das empresas já instaladas em Portugal.

Partilhar