07 setembro 26
Formação

Bebiana Rocha
Imagem: AICEP

AICEP desafia empresas a usar IA para reforçar a estratégia exportadora

A Academia AICEP arranca, no próximo dia 22 de setembro, com uma formação dedicada à aplicação da inteligência artificial ao processo de internacionalização das empresas. A ação, que decorre em formato online até 9 de outubro, tem 18 horas de duração, componente prática e participação gratuita.

Integrada no programa Exportar com Inteligência Artificial, a formação procura responder a uma necessidade cada vez mais relevante para as empresas exportadoras: utilizar dados e ferramentas de IA para identificar oportunidades comerciais, conhecer melhor os mercados e a concorrência, encontrar potenciais clientes e tornar mais eficiente a atividade de prospeção e venda internacional.

A temática assume particular interesse para o setor têxtil e vestuário português, onde a internacionalização está no centro da atividade de muitas empresas e onde o reforço das competências comerciais e de desenvolvimento de negócio continua a ser um desafio. A utilização de IA poderá, neste contexto, apoiar as equipas na identificação de novos mercados e clientes, na análise da concorrência e na preparação de abordagens comerciais mais direcionadas.

Estruturada em seis módulos, a formação pretende ir além da apresentação de ferramentas. Os participantes vão trabalhar a análise da sua maturidade exportadora e da adequação da oferta aos diferentes mercados, a diversificação de mercados-alvo, a captação de clientes, a elaboração de um plano comercial e a construção de agentes de IA capazes de automatizar processos relacionados com a atividade exportadora.

“A Inteligência artificial tem mudado imenso como as empresas encontram novos mercados, novos clientes e até melhoram os seus processos. A grande questão é por onde começar?”, enquadra Mário Alcântara, responsável pela formação, num vídeo de apresentação da iniciativa.

A ação destina-se a empresários, gestores, quadros técnicos e profissionais das áreas de marketing, desenvolvimento de negócio, inovação, operações e logística que pretendam integrar a inteligência artificial na sua estratégia de internacionalização.

As inscrições e restantes informações sobre o programa estão disponíveis na página da AICEP dedicada ao Exportar com Inteligência Artificial.

Partilhar