28 novembro 24
Empresas

Bebiana Rocha

Agilidade e proximidade caracterizam estratégia da Somelos

A Somelos esteve representada no painel da Indústria do 26º Fórum da Indústria Têxtil. Alberta Marimba, diretora comercial, deu aos presentes uma pincelada daquilo que é a atividade e estratégia da empresa, sendo as palavras de ordem para superar os desafios agilidade e proximidade.

“Temo-nos adaptado ao que o mercado pede com uma grande proximidade aos nossos clientes, não só diretamente mas também com a ajuda dos nossos agentes”, reconheceu. “Os nossos designers deslocam-se várias vezes aos escritórios que temos no estrangeiro para acompanhar as coleções dos clientes”, continuou.

São mais de 1200 os clientes com quem a Somelos trabalha, vários deles de pequena dimensão, denotando ainda a capacidade do grupo para prestar um serviço integrado, que vai desde o fio Somelos até à tecelagem e acabamento. “Conseguimos garantir ao cliente uma menor pegada ambiental ao controlarmos a maior parte dos processos, conseguimos também agregar maior valor”, colocou em perspetiva.

Questionada sobre que barreiras ainda existem para uma mais estreita colaboração entre marcas e indústria, Alberta Marimba apontou o alinhamento de expectativas. “Os clientes estão menos conhecedores da realidade têxtil, temos de explicar muito sobre o produto, há pouco conhecimento técnico nas marcas”, partilhou de forma direta.

Convencida que o “conhecimento do processo industrial é muito importante”, a diretora comercial deu conta que para contrariar a situação a Somelos tem organizado visitas à fábrica. Em jeito conclusivo, Alberta Marimba invocou ainda a necessidade de investir num storytelling forte para garantir o futuro do made in Portugal.

“Acredito que vamos vender melhor, mas não em mais quantidade. Não sou desse tempo, mas houve uma altura em que a Somelos não registava encomendas de 1000 metros porque era comum. No futuro temos de vender diferente, tirar rentabilidade de outra forma, que permita crescermos de maneira sustentada”, notou. Um caminho que passa por em conjunto com as marcas comunicar ainda mais o made in Portugal e tentar penetrar noutros mercados.

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