Bebiana Rocha
O CEO da Adalberto Textile Solutions, Jorge Adalberto Machado, deu recentemente uma entrevista à publicação sectorial internacional Fibre2Fashion, na qual traça o objetivo da empresa de alcançar a neutralidade carbónica até 2030. Ao longo da conversa, identifica como prioridades estratégicas a ciência avançada de materiais, a descarbonização, a transparência e a inovação escalável.
“A indústria têxtil chegou a um ponto em que a melhoria incremental já não é suficiente. A experiência, combinada com a ambição tecnológica, é essencial para promover mudanças reais”, afirma o administrador na entrevista.
Nesse contexto, Jorge Adalberto Machado partilha alguns exemplos do trabalho que a empresa tem vindo a desenvolver, com a ambição clara de patentear pelo menos uma solução têxtil ultra-sustentável por ano. “O nosso portefólio inclui soluções têxteis celulósicas concebidas para não terem impacto carbónico ou hídrico na fase de produção; tecidos de poliamida biobased, parcialmente derivados de matérias-primas renováveis; e soluções de denim com redução de 99% no consumo de água e sem descarga química no ambiente”, detalha.
Ao longo do artigo, a sustentabilidade e a autonomia surgem como palavras-chave. “Reduzir a dependência de combustíveis fósseis diminui a exposição à volatilidade, estabiliza as estruturas de custos, melhora o planeamento a longo prazo e reforça a fiabilidade de entrega, um fator essencial para cadeias de abastecimento de luxo responsáveis”, lê-se na publicação.
Esta afirmação evidencia a estratégia da Adalberto Textile Solutions de reforçar o seu posicionamento nos segmentos mais elevados do mercado, onde a diferenciação, a inovação e a responsabilidade ambiental são cada vez mais determinantes. “A nossa visão é construir uma organização têxtil de grande escala, verticalmente integrada e positiva para o planeta, concebida para servir a indústria do luxo”, conclui, sem deixar dúvidas.
A entrevista abordou ainda, com maior detalhe, o estado avançado do projeto de descarbonização da empresa, o crescimento da faturação em 2025 e anunciou o envolvimento da Adalberto Textile Solutions num novo projeto focado no desenvolvimento de corantes com recurso à biotecnologia.