23 setembro 20
Indústria

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Adalberto mostra “inovação, tecnologia e design”

A Adalberto Estampados apresenta no MODTISSIMO a sua nova coleção, onde estão vertidos os seus três novos focos estratégicos: “inovação, tecnologia e design”, como explica a CEO do grupo, Susana Serrano. A própria forma de apresentação da coleção – que desta vez acrescenta a presença digital online – é disso prova.

“A pandemia fez o grupo mudar a estratégia para a aposta no digital”, refere Susana Serrano, para explicar a nova coleção, que está também disponível na plataforma digital da responsabilidade da Adalberto.

O confinamento e a travagem brusca a que a produção têxtil teve que se submeter com o aparecimento da Covid-19 obrigou a empresa a ponderar uma resposta imediata, também ela inovadora e flexível ao que se adivinhava ser uma fase extremamente difícil para a indústria. A criação das máscaras sociais de elevados padrões de qualidade – capazes, como está cientificamente certificado, de repelir o novo coronavírus – foi a primeira resposta.

“Este tecido técnico está agora a ser usado noutros produtos para além das máscaras, por exemplo em peças de vestuário com o mesmo tipo de acabamentos”, revela Susana Serrano. No espaço da Adalberto no MODTISSIMO, qualquer visitante pode experimentar as máscaras – mas a aposta na tecnologia permite que essa prova seja virtual e não física: os interessados podem observar a experiência de usar uma máscara da Adalberto sem sequer lhe tocar.

É neste quadro que o grupo se ‘radicalizou’ na inovação e na tecnologia, sem esquecer o design, que continua implícito na produção da estamparia. Moda, tecidos técnicos e têxteis-lar, as três vertentes do grupo, estarão assim sob a influência “dos três conceitos”, que passam a ser as bandeiras da Adalberto.

A pandemia teve um impacto significativo na área da moda: “perdemos cerca de 50% da produção durante estes meses”, diz Susana Serrano, mas ao mesmo tempo “mantivemos o negócio dos têxteis-lar e crescemos muito nos tecidos técnicos”. O ano ainda está longe do fim, mas para a CEO da Adalberto é possível que o grupo venha a registar no final de 2020 um sensível crescimento do volume de negócios.

“Fechámos o ano passado com um volume de negócios de 25 milhões de euros, e esperamos talvez atingir os 30 milhões no final de 2020”, revelou Susana Serrano – que substituiu há alguns meses Mário Jorge Machado, agora mais focado nas suas funções de presidente da Associação Têxtil e do Vestuário de Portugal (ATP).

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