28 abril 20
Indústria

T

Adalberto e Sonae juntas na produção de máscaras

Um projeto de cooperação que juntou a Adalberto Estampados e a Sonae pelo lado industrial e o CITEVE, o Instituto de Medicina Molecular da Universidade de Lisboa e a Universidade do Minho pelo lado da investigação, permitiu desenvolver uma máscara têxtil antimicrobiana inovadora e totalmente fabricada em Portugal.

A máscara estará disponível em vários pontos do universo Sonae: já pode ser comprada através do site da MO e chegará às lojas Continente e Well’s esta semana. O projeto prevê gama alargada de produtos e abertura a outras insígnias em Portugal e no exterior.

O projeto, inovador a nível mundial, tem como objetivos ajudar na proteção pessoal na situação atual de Estado de Emergência e no que de seguida o substitruirá, o Estado de Calamidade, e promover a saúde pública, tornando acessível o vestuário técnico ao maior número de pessoas possível.

As máscaras MOxAd-Tech apresentam características antimicrobianas, com eficácia comprovada contra vírus e bactérias, estando a sua tecnologia acreditada a nível internacional. O princípio ativo já foi testado com sucesso pelo Institut Pasteur de Lille, em França, nomeadamente contra o vírus H1N1 e vírus Corona-type, bem como contra rotavírus. Atualmente decorrem testes específicos para a Covid-19 no Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes, sendo que já se encontra certificada como máscara social de nível 2 profissional pelo CITEVE. Do ponto de vista de retenção de partículas, a máscara MOxAd-Tech garante uma capacidade de 95%.

As máscaras apresentam uma elevada resistência à lavagem, mantendo um nível de eliminação microbiana de perto de 100%, mesmo depois de 50 lavagens domésticas a 30ºC de temperatura.

Partilhar